"Se o grão morrer" - Se o grão de trigo cair na terra e morrer, produzirá muito fruto. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 12,20-33)
Segunda-feira | 16 de Setembro de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Dom Otair Nicoletti
Sexta-feira | 15 de Março de 2024
"Se o grão morrer" - Se o grão de trigo cair na terra e morrer, produzirá muito fruto. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 12,20-33)

"Se o grão morrer" - Se o grão de trigo cair na terra e morrer, produzirá muito fruto. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 12,20-33) Naquele tempo, 20havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa. 21Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: "Senhor, gostaríamos de ver Jesus". 22Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus. 23Jesus respondeu-lhes: "Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. 27Agora sinto-me angustiado. E que direi? 'Pai, livra-me desta hora!'? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28Pai, glorifica o teu nome!" Então, veio uma voz do céu: "Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!" 29A multidão que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: "Foi um anjo que falou com ele". 30Jesus respondeu e disse: "Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. 31É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso,32e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim". 33Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer. Palavra da Salvação, Glória a Vós, Senhor! 
MENSAGEM - A Liturgia desse domingo deseja preparar os cristãos para os acontecimentos da Páscoa, que se aproxima: a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. As leituras bíblicas nos ajudam neste sentido. Na Primeira Leitura, Deus propõe uma NOVA ALIANÇA. (Jr 31, 31-34). É um dos trechos mais importantes do Antigo Testamento. Deus tinha feito uma ALIANÇA no Sinai, entregando a Moisés mandamentos escritos em pedra. O povo aderiu à aliança, contudo mais com a boca, do que com o coração. O povo nunca interiorizou devidamente e muitas vezes foi infiel. Por isso, o profeta Jeremias anunciou uma NOVA ALIANÇA, cujos mandamentos serão gravados no coração: "Porei minha lei em sua alma, escreverei em seu coração. Então eu serei seu Deus e ele será meu Povo". A Aliança é renovada pelo Senhor, que perdoa e restaura. Nós também somos Povo da Nova Aliança, cujos mandamentos devem estar inscritos em nosso coração. A Quaresma é o tempo de renovação da Aliança, iniciada no Batismo e rompida tantas vezes pela nossa fraqueza e infidelidade. A Segunda Leitura afirma que essa nova Aliança, plena e definitiva, se realiza em Jesus Cristo, em perfeita obediência ao Pai. (Hb 5,7-9) O Evangelho nos convida a olhar Jesus, que selou a Nova Aliança com o próprio sangue na Cruz. (Jo 12,20-33) Um grupo de gregos, que estavam em Jerusalém para celebrar a Páscoa, pedem:"Queremos ver Jesus!", isto é, conhecê-lo em profundidade. Não se dirigem diretamente a Jesus, mas aos discípulos. Servem-se de dois mediadores: Felipe e André. Jesus SE FAZ VER através de uma imagem: o GRÃO de TRIGO, que se desfaz, para produzir muitos frutos para todos. Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão; mas, “se morre, então produz muito fruto”. O grão de trigo para se transformar em espiga deve desaparecer debaixo da terra. A morte é a capacidade do grão liberar a vida que possui. Para conhecer Jesus: Devem MORRER as seguranças humanas, o apego à própria vida e à sabedoria humana (que os gregos valorizavam tanto). Deve MORRER tudo o que nos afasta do projeto de Jesus, que veio para que todos tenham vida em abundância. Precisamos morrer para conhecer.
A Quaresma é tempo de renovação da Aliança iniciada em nosso Batismo e rompida muitas vezes por nossa fraqueza e infidelidade. O caminho da renovação foi traçado por Cristo: a CRUZ. "Quando eu for elevado da terra (na cruz), atrairei todos a mim." É o caminho para todo o discipulado. "Queremos ver Jesus" - Esse pedido dos gregos é uma linda proposta de vida para todos nós. É anseio de todos nós. Todos nós queremos ver Jesus. O Documento de Aparecida nos lembra que "o início do cristianismo é um encontro de fé com a pessoa de Jesus Cristo" (DA 243). "A própria natureza do cristianismo consiste em reconhecer a presença de Jesus Cristo e segui-lo" (DA 244). Mas onde, quando, como encontrá-lo? - O Documento mostra uns lugares de encontro com Jesus Cristo: "O encontro com Cristo realiza-se na fé recebida e vivida na IGREJA". (DA 246) Encontramos Jesus na SAGRADA ESCRITURA, lida na Igreja. “É indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus"(DA 347). Encontramos Jesus Cristo na SAGRADA LITURGIA. A Eucaristia é o lugar privilegiado do encontro do Discípulo com Jesus Cristo"(DA 250-251). “A celebração eucarística dominical é uma necessidade interior do cristão, da família cristã e da comunidade paroquial"(DA 252). “O sacramento da Reconciliação é o encontro com o Cristo que perdoa” (DA 254). A ORAÇÃO pessoal e comunitária cultiva a amizade com Cristo (DA 255). "Jesus está presente em meio a uma COMUNIDADE viva na fé e no amor fraterno" (DA 256). “Também o encontramos nos pobres, aflitos e enfermos.” (DA 257)."Encontramos também na Piedade popular."(258) “Queremos ver Jesus" significa acolher a sua pessoa com alegria, por ser o centro e a motivação mais forte da própria existência, e a garantia que não se apaga. "Senhor, queremos ver Jesus!" Faze, Senhor, que teus discípulos reconheçam o teu rosto no rosto dos pobres. Dá olhos para ver os caminhos da justiça e da solidariedade; dá ouvidos para escutar os pedidos de salvação e saúde; enriquece seus corações de fidelidade generosa e compreensão para que se façam companheiros de caminhada e testemunhas verdadeiros e sinceros da glória, que resplandece no crucificado, ressuscitado e vitorioso. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa -17-03.2024

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.