FOTOS & FATOS
Domingo | 26 de Maio de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Fotos & Fatos
Terça-feira | 14 de Novembro de 2023
FOTOS & FATOS

*** A alta nos preços foi puxada pela seca histórica no Amazonas e a recente onda de calor que atingiu regiões como o Sudeste, segundo o IBGE. Com maior procura por ar-condicionado, há uma pressão sobre os preços.
O E-investidor consultou duas educadoras financeiras e apresenta a seguir algumas dicas para se refrescar no calor, usar o ar-condicionado com responsabilidade e amenizar o efeito no bolso. Confira:
1-Controle térmico consciente:
2-Isolamento térmico
3-Reduzir o impacto de outros consumos de energia no lar
4-Consulte simuladores de consumo para mensurar o gasto de cada aparelho e estabelecer metas práticas
5-Não esqueça da manutenção do ar-condicionado
6-Programe o uso
7-Use ventilação natural em algumas horas do dia
8-Aproveite para ensinar os seus filhos o impacto do consumo de energia

 

Reflexão

**** Dai graças ao Senhor; invocai o seu nome; fazei conhecidos os seus feitos entre os povos.
 Cantai-lhe, cantai-lhe louvores; falai de todas as suas maravilhas.
 Gloriai-vos no seu santo nome; regozije-se o coração daqueles que buscam ao Senhor.
 Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente.
 Lembrai-vos das maravilhas que ele tem feito, dos seus prodígios e dos juízos da sua boca,
 vós, descendência de Abraão, seu servo, vós, filhos de Jacó, seus escolhidos.
 Ele é o Senhor nosso Deus; os seus juízos estão em toda a terra.
 Lembra-se perpetuamente do seu pacto, da palavra que ordenou para mil gerações;
 do pacto que fez com Abraão, e do seu juramento a Isaque.
(Salmos 105:1-9)

*** “15 de novembro é uma data importante no Brasil, pois nesse dia comemora-se a Proclamação da República. Esse evento aconteceu em 1889 e foi resultado da mobilização do Exército e de republicanos civis contra a monarquia instalada no país desde 1822. A partir de um golpe, a república foi instaurada no Brasil e a família real foi expulsa. A Proclamação da República foi resultado de uma longa insatisfação dos militares com o governo monárquico. Os historiadores tratam esse acontecimento atualmente como um golpe por ter sido uma transição de regime forçada e sem a participação popular. Atualmente o 15 de novembro é considerado feriado nacional” Primeiramente, “o status do Brasil é assegurado pela Constituição de 1988, que assegura o nosso país como uma “república federativa”. Além disso, na promulgação da Constituição foi estipulada uma disposição constitucional transitória a respeito de um plebiscito que deveria ser realizado em 7 de setembro de 1993 (e de fato foi realizado, mas em 21 de abril de 1993). Esse plebiscito questionou a população a respeito da forma e sistema de governo que seriam adotados no Brasil. A população brasileira foi questionada sobre se o país seria uma república ou uma monarquia, e a escolha popular (com 66% dos votos) determinou que o país seria uma república.” (brasilescola) Feliz dia da proclamação!
A quarta-feira (15) é dia de feriado nacional pela Proclamação da República, que aconteceu nesta data em 1889. Como o feriado caiu exatamente no meio da semana, não há “emendas”, mas o próprio dia 15 tem serviços restritos no país. Repartições públicas, por exemplo, não funcionam. As agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público. Como é habitual, contas com vencimento no próprio dia 15 poderão ser pagas no dia seguinte sem juros ou multa. Apesar disso, os canais digitais (como sites e aplicativos) e os terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos) vão funcionar. As agências dos Correios também não abrem na quarta-feira. As entregas também não serão realizadas. A partir de quinta-feira o funcionamento das agências volta ao normal. No dia do feriado é possível falar com os Correios pela Central de Atendimento, no site e pelos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100. Embora os serviços essenciais de saúde, como atendimentos de urgência e emergência, tenham funcionamento em regime de plantão no dia 15 de novembro, as unidades de atendimento eletivo não vão funcionar na quarta, retomando as atividades na quinta-feira. (brasil de fato)
*** Hoje também comemoramos o “Dia Nacional da Umbanda.” A data celebra a religião da Umbanda, considerada totalmente brasileira e criada a partir de características e misturas de crenças do catolicismo, espiritismo e demais religiões de origens africanas e indígenas. Os umbandistas sofreram preconceito e discriminação por causa da religião no Brasil. Muitos associavam suas práticas umbandistas como satânicas. No entanto, a Umbanda é mais um exemplo da rica diversidade cultural brasileira! Normalmente, os cultos são feitos em terreiros, onde os espíritos de caboclos, pombas-giras, orixás e crianças, incorporam nos médiuns, fazem aconselhamentos ou abençoam as pessoas presentes. Feliz dia da umbanda para todos!
www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.