​​​​​​​Sentinelas de Deus – Se ele te ouvir, tu ganharás o teu irmão. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 18,15-20)
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​​​​​​​Sentinelas de Deus – Se ele te ouvir, tu ganharás o teu irmão. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 18,15-20)

Sentinelas de Deus – Se ele te ouvir, tu ganharás o teu irmão. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 18,15-20) - Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 15"Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. 17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público. 18Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. 19De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isso lhes será concedido por meu Pai que está nos céus. 20Pois, onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí, no meio deles". Palavra da Salvação, Glória a Vós Senhor! MENSAGEM - Uma situação concreta, que muitas vezes nos aflige: Diante de uma pessoa amiga que está n erro, que atitude devemos tomar: Falar ou calar? As leituras bíblicas de hoje nos dão uma resposta. Na Primeira Leitura o profeta Ezequiel aparece como uma “Sentinela”, que Deus colocou a vigiar a “Casa de Israel”. Atento aos projetos de Deus e à realidade do mundo, percebe o que está subvertendo os planos de Deus e impedindo a felicidade dos homens (Ez 33,7-9). Sentinela é o guarda atento, que perscruta (analisa) o horizonte para prevenir o Povo de possíveis perigos. Quando percebe um perigo, deve toar o alarme. Assim a comunidade prepara-se para enfrentar o inimigo. Se não o fizer, será responsável pela catástrofe. O Profeta é a Sentinela do Senhor no meio do povo para analisar atentamente a realidade e alertar os perigos que a ameaçam. Como profundo conhecedor de Deus e das realidades, o profeta não pode ficar indiferente diante de uma pessoa má e corrupta. Ezequiel é conhecido como “O Profeta da Esperança”. Aos exilados, que estão em terra estrangeira, privados do Templo do sacerdócio e do culto, e duvidam da bondade e do amor de Deus, alimenta a esperança de que Deus não os abandonou nem os esqueceu. Deus continua a amar o seu povo e a enviar seus profetas. Na Igreja, todos somos profetas (“sentinelas”), portanto Responsáveis também pelo destino dos nossos irmãos. Na Segunda Leitura, Paulo convida os cristãos a colocar n centro da existência cristã o Mandamento do Amor. O Amor é a plenitude da Lei e uma forma de amar é advertir os irmãos. (Rm 13,8-10). A verdadeira fraternidade consiste em ajudar o irmão a ser melhor. Correção Fraterna é um sinal importante na vida da Igreja. Ela é fácil quando animada pela caridade e difícil quando ela não existe. O Evangelho sugere coo proceder com o irmão que errou (Mt 18,15-20). Iniciamos o “Discurso Eclesial” (o quarto), em que Jesus apresenta uma catequese sobre Correção Fraterna na comunidade. A Igreja é um povo profético. Somos “Sentinelas” que devem dar o alerta, advertir o irmão, que não está no caminho certo. Como corrigir o irmão que errou e provocou conflito? O Evangelho propõe um caminho em Várias Etapas: Primeiro Passo: Um encontro pessoal a sós com esse irmão: Muitas vezes costumamos espalhar o erro aos quatro ventos. O Amor é mais importante do que a Verdade. A verdade nua e crua, muitas vezes destrói a convivência entre as pessoas, pode destruir uma pessoa, arruinar uma família e destruir um casamento. Convém dizer sempre toda a verdade? A verdade que não produz amor, mas provoca perturbações, gera discórdias, ódios e rancor, não deve ser dita. (Mãe que esconde atitude dos filhos ao esposo, para evitar conflitos... Esposo convertido deve contar o passado infiel?) Falando, “Vi ajudar?” Saber quando devemos calar, quando devemos falar e como falar! Segundo Passo: Se ele não ouvir, pedir ajuda de outras pessoas, que tenham sensibilidade e sabedoria. Terceiro Passo: Se essa tentativa também falhar levar o assunto à Comunidade, para recordar ao infrator as exigências do caminho cristão. A intervenção deve ser guiada pelo amor. Mas tudo deve ficar em casa. Falar mal da própria comunidade é negativo. Falar mal da família: Pode aumentar os ressentimentos. Você ouviu “pessoas” de outras denominações religiosas falarem mal de suas igrejas ou do seu pastor? Você já ouviu católico falar mal da sua paróquia ou do seu padre? De que Igreja então ele é? Finalmente: Se persistir no erro, será considerado um pagão. Não é a Igreja que exclui o infrator, ele é que recusa a proposta do Reino e se coloca à margem da Comunidade. Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali no meio deles. E o Evangelho acrescenta a Oração em comum: “Se dois estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isso lhe será concedido por meu Pai que está nos céus. Pois, onde dois u mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles”. Isso quer nos lembrar que, quando a correção não for possível por outros meios, ainda poderá ser possível pela Oração, feita em comum, em nome de Jesus. Deus pode contar com você como uma “Sentinela” fiel? Diante das diferenças, dos erros e das falhas dos irmãos: Você é “tolerante”, tenta ajuda-los, com misericórdia e com caridade? Você aceita com humildade as correções justas que os outros fazem? Ou acha que isso e intromissão? Pe Antônio Geraldo Dalla Costa, CS – 10/09/2023.
 

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