O Caminho da Cruz - Se alguém quer me seguir renuncie a si mesmo. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 16,21-27)
Segunda-feira | 16 de Setembro de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Dom Otair Nicoletti
Sexta-feira | 01 de Setembro de 2023
O Caminho da Cruz - Se alguém quer me seguir renuncie a si mesmo. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 16,21-27)

O Caminho da Cruz - Se alguém quer me seguir renuncie a si mesmo. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 16,21-27) - Naquele tempo, 21Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. 22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: "Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!" 23Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: "Vai para longe, satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!" 24Então Jesus disse aos discípulos: "Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta". Palavra da Salvação, Glória a Vós Senhor. MENSAGEM: - A liturgia convida os seguidores do Senhor a descobrirem a ’loucura da Cruz” e apresenta dois exemplos Jeremias e Pedro. Na Primeira Leitura, Jeremias descreve sua experiência de Cruz (Jr 207-9). “Seduzido” pelo Senhor, colocou toda a sua vida a serviço de Deus. Nesse caminho conheceu o sofrimento, a solidão, a perseguição. Teve a tentação de largar tudo, mas não desistiu: “Senti dentro de mim um fogo ardente e a me penetrar!...” O profeta está arrasado por uma profunda crise pessoal, provocada pela ingrata missão que o Senhor lhe confiara. Deverá carregar a cruz da Palavra profética, mas não desanima, movido por uma grade paixão por Deus. É a experiência de todos os que acolhem a Palavra do Senhor e vivem em coerência com os valores de Deus. Na Segunda Leitura, Paulo convida os cristãos a oferecerem a própria vida a Deus. Esse é o verdadeiro culto que agrada a Deus. (Rm12,1-2). No Evangelho, Jesus anuncia aos discípulos a sua Paixão e Cruz e avisa que o caminho dos discípulos é semelhante. (Mt 16,21-27). Pedro não concorda e começa a “repreendê-lo”. Jesus, rejeita energicamente as insinuações de Pedro e diz: “Afasta-se de mim, Satanás, não pensas as coisas de Deus.” E acrescenta: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua Cruz e me siga”. Essas são as condições para seguir Jesus: 1) Renunciar a si mesmo: Significa renunciar ao seu próprio egoísmo e autossuficiência, para fazer da vida um dom a Deus e aos outros. O cristão não pode viver fechado em si próprio, preocupado apenas em concretizar os seus sonhos pessoais, os seus projetos de riqueza, de segurança, de bem-estar, de domínio, de êxito, de triunfo. O cristão deve fazer da sua vida um dom generoso a Deus e aos irmãos. Só assim ele poderá ser discípulo de Jesus e integrar a comunidade do Reino. 2) Tomar a Cruz: A cruz é a expressão de um amor total, que se dá até à morte. Significa a entrega da própria vida por amor. Tomar a sua cruz não é apenas suportar com paciência as cruzes da vida: dores, doenças, desgraças. É muito mais. É dar hoje a nossa vida para os mesmos ideais. No final desta instrução Jesus acrescenta: Três Razões pelas quais eles devem abraçar a “lógica da cruz”: 1) Quem doa a vida não a perde, mas a ganha. Quem é capaz de dar a vida a Deus e aos irmãos não fracassou: mas ganhou a vida eterna, a vida verdadeira que Deus oferece a quem vive de acordo com as suas propostas. 2) A vida desse mundo é passageira. Não devem preocupar-se em preservar a vida a qualquer custo: devem procurar encontrar, já nesta terra, essa vida definitiva, que passa pelo amor total e pelo dom a Deus e aos outros. 3) A recompensa final é a única coisa que nos restará. No encontro final com Deus, receberão a recompensa pelas opções que fizeram. Como olhamos para a Cruz? Como um castigo de Deus, ou uma visita de Deus? Estamos conscientes que foi um instrumento de Salvação escolhido pelo próprio Deus para o seu Filho e para todos nós? Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa, CS – 03/09/2023
Palavras do Papa Francisco: Para Pedro e os outros discípulos – mas também para nós! “a Cruz é um escândalo. Enquanto Jesus considera um “escândalo” fugir da cruz, o que significaria fugir da vontade do Pai, da missão que Ele lhe confiou para nossa salvação. Jesus aponta o caminho do verdadeiro discípulo mostrando duas atitudes: A primeira é renunciar a si mesmo: o que não significa uma mudança superficial, mas uma conversão, uma inversão de valores. A outra atitude é tomar a própria cruz – Não se trata apenas de suportar pacientemente as tribulações diárias, mas de carregar com fé e responsabilidade aquela parte do esforço e do sofrimento que a luta contra o mal implica. A cruz é sinal sagrado do Amor de Deus e do sacrifício de Jesus, e não deve ser reduzida a um objeto de superstição ou uma joia ornamental. Façamos com que a cruz pendurada na parede de casa, ou a pequena que usamos no pescoço, seja um sinal de nosso desejo de nos unirmos a Cristo no serviço a nossos irmãos com amor, especialmente os pequenos e mais frágeis. Todas as vezes que fixarmos o olhar na imagem de Cristo crucificado, pensamos que Ele, como verdadeiro Servo do Senhor, cumpriu Sua Missão dando da vida, derramando Seu sangue para a remissão dos pecados. Se quisermos ser seus discípulos, somos chamados a imitá-Lo, entregando nossas vidas sem reservas por amor a Deus e ao próximo” (Papa Francisco) Este mês de setembro é dedicado à Bíblia – e a Igreja nos convida a “Vestir da nova humanidade (Ef4,24) 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.