Sim Pai, porque assim foi do seu agrado
Sexta-feira | 18 de Outubro de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Dom Otair Nicoletti
Sexta-feira | 07 de Julho de 2023
Sim Pai, porque assim foi do seu agrado

Sim Pai, porque assim foi do seu agrado - Eu sou manso e humilde de coração. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt11,25-30) - Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer:
25"Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos
e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Palavra da Salvação, Glória a Vós Senhor!.
MENSAGEM -  O Mundo de hoje se preocupa e mostrar a grandeza dos Poderosos. Deus demonstra a grandeza dos Humildes. As Leituras Bíblicas confirmam essa verdade. A Primeira Leitura descreve a volta do Rei vitorioso a Jerusalém (Zc 9, 9-10). O povo aguardava uma entrada triunfal e o profeta Zacarias anuncia uma entrada humilde e pacífica, montando não um cavalo de guerra, mas um jumento. Esta profecia faz lembrar a entrada de Jesus em Jerusalém. O povo esperava um Rei messiânico poderoso. E Jesus não se impõe pelo luxo ou pela força de um exército poderoso, mas montando um jumentinho levando a todos a paz. Com este gesto, provará que conquistará o coração dos homens, com o seu amor, não pelas aramas. Na Segunda Leitura Paulo ensina que a vida “segundo a carne” gera morte. E que a vida “segundo o Espírito” que recebemos no Batismo, gera vida. (Rm 8,9.11-13). O Evangelho narra o retorno dos Apóstolos da primeira missão Apostólica (Mt 11,25-30). Os Apóstolos voltam cansado, mas alegres e exultantes, por terem expulsados até os demônios. Jesus os escuta com muita atenção e interesse: muitos aceitaram sua pregação, outros não. Jesus faz uma oração de louvor, porque a proposta de salvação encontrou acolhimento no coração dos humildes: “Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelastes aos pequeninos”. “Os grandes e poderosos, os sábios e inteligentes não perceberam a presença do Reio de Deus e não acolheram a sua mensagem. Os pequenos, os pobres, os humildes, acolheram com entusiasmo a sua palavra e o seu Reino. Deus nega-se aos doutos ensoberbecidos pela própria ciência e se revela aos simples, conscientes da própria pequenez. Deus goza com os humildes, por pobres e pecadores que sejam, e resiste aos soberbos, por mais santos que imaginem ser. E Jesus acrescenta Sim Pai, porque foi do teu agrado”. Sim Pai: atitude de Cristo – sua vida foi um contínuo Sim Pai. Mesmo agora que desejava que todos acolhessem a boa nova, no horto das Oliveira – No Pai Nosso. Sim Pai deve ser também o nosso caminho da Salvação. É a vontade de Deus, vivida como se manifesta no momento. Dizendo Sim Pai algo maravilhoso vai acontecer. Será o princípio de uma vida nova e a origem de um novo amor. Que vive esse Sim Pai encontra a Paz, que Cristo veio trazer. E Jesus faz um convite: “Venham a mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso, porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve”. Jesus vai tirar a carga pesada que os sábios e inteligentes haviam criado para o povo. Há problemas que não tem solução, há dor que nenhum analgésico cura, há escuridão onde a luz não penetra. E Cristo nos repte: “Venham a mim vocês todos que estão cansados, e eu os aliviarei.” Só ele poderá aliviar o peso de nossos sofrimentos. Quando os planos de Deus não correspondem aos nossos, rezemos com generosidade: “Sim Pai, porque assim foi do teu agrado” Estou convencido que muito mais Paz começará a reinar em nosso coração. Em troca, ele traz um novo modo de viver na justiça e misericórdia. Cansados e aflitos são todos os que sofrem na vida. São os pobres de Deus, aos quais Jesus dirige sua alegre notícia e entre os quais ele se sente como um deles. Na vida quanta miséria humana: quantos problemas, quantos sofrimentos, quanta desilusão e quanto amor negado! Senhor abre nossos ouvidos e nossos olhos para que possamos ver e ouvir o que é bom e justo. Clareia a nossa mente para podermos entender o significado profundo de nossa existência. Fazei que busquemos a sabedoria que vem de vós. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa – SC – 09/07/2023.
 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.