Fica Conosco – Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 24.13-35)
Quarta-feira | 18 de Setembro de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Dom Otair Nicoletti
Sexta-feira | 21 de Abril de 2023
Fica Conosco – Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 24.13-35)

Fica Conosco – Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 24.13-35) - Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém. 14No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido. 15Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; 16mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo. 17Ele lhes perguntou: "Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham?" Eles pararam, com os rostos entristecidos. 18Um deles, chamado Cleopas, perguntou-lhe: "Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias?" 19"Que coisas?", perguntou ele. "O que aconteceu com Jesus de Nazaré", responderam eles. "Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo. 20Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram; 21e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu. 22Algumas das mulheres entre nós nos deram um susto hoje. Foram de manhã bem cedo ao sepulcro 23e não acharam o corpo dele. Voltaram e nos contaram ter tido uma visão de anjos, que disseram que ele está vivo. 24Alguns dos nossos companheiros foram ao sepulcro e encontraram tudo exatamente como as mulheres tinham dito, mas não o viram." 25Ele lhes disse: "Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram! 26Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória?" 27E, começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras. 28Ao se aproximarem do povoado para o qual estavam indo, Jesus fez como quem ia mais adiante. 29Mas eles insistiram muito com ele: "Fique conosco, pois a noite já vem; o dia já está quase findando". Então, ele entrou para ficar com eles. 30Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles. 31Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles. 32Perguntaram-se um ao outro: "Não estava queimando o nosso coração enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras?" 33Levantaram-se e voltaram imediatamente para Jerusalém. Ali encontraram os Onze e os que estavam com eles reunidos, 34que diziam: "É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!" 35Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho e como Jesus fora reconhecido por eles quando partia o pão. Palavra da Salvação, Glória a Vós senhor! - MENSAGEM - A Liturgia deste domingo nos convida a descobrir Cristo vivo, que acompanha o ser humano pelos caminhos do mundo, muitas vezes sem ser reconhecido. Mas onde o podemos encontrar? Na Primeira Leitura, a Comunidade Cristã transformada pelo Espírito, deixou a segurança das paredes do Cenáculo e prepara-se para dar testemunho de Jesus, em Jerusalém e até os confins da terra. (At 2.14-22-33. A Segunda Leitura nos garante que Cristo permanece para sempre entre nós, como realidade libertadora de toda escravidão. (1P1.17-21).  No Evangelho o Peregrino aponta aos Discípulos de Emaús o caminho para reconhecer o Cristo Ressuscitado. (Lc 24.13-35) Os Discípulos estão tristes, desanimados, decepcionados, frustrados, abandonam a Comunidade e voltam par casa, dispostos a esquecer o sonho. Aguardavam um Messias glorioso, um Rei poderoso, um vencedor e encontram-se diante de um derrotado que tinha morrido na cruz. Aparece um Peregrino que caminha com eles, e começam a falar do assunto do momento: Jesus Profeta e poderoso em obras e palavras, diante de Deus e do ser humano, mas que teve um fim inesperado. O Peregrino interpreta as Escrituras, que fala do Messias. Eles escutam com interesse e seus corações começam a “arder”. No final, os discípulos chegam em casa e fazem um Convite: Fica Conosco. Querem prolongar a agradável companhia. Após ter acolhido a Palavra do Peregrino oferecem Hospedagem em sua casa. Ele aceita não apenas para “passar a noite” mas para “ficar com eles”. À mesa: Um gesto Conhecido: da última ceia, quando Jesus instituiu a Eucaristia. Os olhos se abrem e reconhecem o Ressuscitado. A Palavra faz arder o coração, a fração do Pão, faz “abrir os olhos”. E Cristo desaparecer, porque agora a Comunidade já possui os sinais concretos de sua presença:  a sua Palavra e o Pão Partilhado, invisível aos olhos, o Senhor está e permanecerá presente. Agora é só testemunhar. A Proclamação da alegria pascal não pode esperar o dia amanhecer. A escuta atenta da Palavra e o repartir do pão abre os olhos e impulsiona os discípulos para a Missão. Cristo continua hoje companheiro de caminhada. Onde encontrar o Ressuscitado? O Episódio de Emaús nos aponta o caminho: Na Palavra de Deus, escutada, meditada, partilhada, acolhida. Jesus nos indica caminhos, nos aponta novos perspectivas, nos da a coragem de continuar, depois de nossos fracassos. Acolhem a Palavra do Peregrino e lhe oferecem hospedagem em sua casa. Na Partilha do Pão Eucarístico, a narração lembra a Missa: Liturgia da Palavra e do Pão. É na celebração comunitária da Eucaristia, que nós fazemos a experiência do encontro pessoal com Jesus vivo e ressuscitado. Na Comunidade, pois sempre foi e continua sendo o lugar privilegiado do encontro. O Caminho de Emaús muitas vezes, também nós andamos pelos caminhos da vida, “tristes”, cansados e desiludidos. Caíram os nossos castelos e a vida parece ter perdido sentido. Encontra formas de vir ao nosso encontro e de encher o nosso coração de esperança, mesmo quando não somos capazes de O reconhecer. Estavam angustiados por aquilo que aconteceu em Jerusalém. Mas, na medida em que participaram da celebração da Palavra e do banquete da Fração do Pão, o interior deles se abriu à luz, a vida do Ressuscitado invadiu seus corações e os fez voltar à Comunidade. Nesses momentos, mais do que nunca, como os dois discípulos, necessitamos do Peregrino de Emaús: “Fica conosco, Senhor”. 
Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa – CS 23 04 2023
 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.