Convertei-vos - Convertei-vos, porque o Reino dos céus está próximo.
Sábado | 07 de Setembro de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Dom Antonino
Sexta-feira | 02 de Dezembro de 2022
Convertei-vos - Convertei-vos, porque o Reino dos céus está próximo.

Convertei-vos - Convertei-vos, porque o Reino dos céus está próximo. - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 3, 1-12) - 1Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judéia: 2"Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo". 3João foi anunciado pelo profeta Isaías, que disse: "Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!" 4João usava uma roupa feita de pelos de camelo
e um cinturão de couro em torno dos rins; comia gafanhotos e mel do campo. 5Os moradores de Jerusalém, de toda a Judéia e de todos os lugares em volta do rio Jordão vinham ao encontro de João. 6Confessavam os seus pecados e João os batizava no rio Jordão. 7Quando viu muitos fariseus e saduceus
vindo para o batismo, João disse-lhes: "Raça de cobras venenosas, quem vos ensinou a fugir da ira que vai chegar? 8Produzi frutos que provem a vossa conversão. 9Não penseis que basta dizer: 'Abraão é nosso pai', porque eu vos digo: até mesmo destas pedras Deus pode fazer nascer filhos de Abraão. 10O machado já está na raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada no fogo. 11Eu vos batizo com água para a conversão, mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de carregar suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. 12Ele está com a pá na mão; ele vai limpar sua eira e recolher seu trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará num fogo que não se apaga. Palavra da Salvação, Glória a Vós Senhor. MENSAGEM - Em nossa caminhada para o Natal, a Liturgia desse domingo nos convida a nos despir dos valores efêmeros e egoístas que muitas vezes nos fascinam, para dar lugar em nós aos valores do Reino de Deus! As leituras bíblicas apresentam duas figuras típicas do Advento: Isaías e João Batista. Na Primeira Leitura, Isaías apresenta um Enviado de Javé, descendente de Davi, com a missão de construir um Reino de Justiça e Paz (Is. 11, 1-10). É uma das maiores profecias do Antigo Testamento referentes ao Messias, com que o profeta reaviva a esperança do seu povo, diante das ameaças do imperialismo dos assírios. O Poema dá as características: Será descendente de Davi: “Naqueles dias, do tronco de Jessé sairá um ramo e um broto de sua raiz”. Será animado pelo Espírito de Deus: Sobre ele pousará o Espírito de Sabedoria e inteligência, de conselho e de fortaleza, de conhecimento e de temor de Deus, (de piedade). É a origem da nossa lista dos sete dons do Espírito Santo. Será portador de Justiça e de Paz: Haverá reconciliação da Criação – voltará a harmonia perdida entre o homem e a natureza, entre os animais selvagens e domésticos... “Jesus é o ‘Messias’ que veio tornar realidade o sonho do profeta’”. Ele iniciou esse “Reino” de justiça, de harmonia de paz sem fim. Cheio do Espírito de deus, ele passou pelo mundo convidados todos a se tornarem “filhos de Deus” e a viverem no amor e na partilha. Mas a profecia está longe de sua completa realização. O Reino novo trazido por Jesus só poderá se estabelecer a partir da nossa conversão pessoal, familiar e comunitária. Na Segunda Leitura, Paulo exorta os cristãos de Roma a viverem no amor, dando testemunho de união, de amor, de partilha, de harmonia, a fim de que louvem a Deus, com um só coração e uma só alma (Rm 15,4-9). No Evangelho, João Batista anuncia que o Reino está próximo, mas para tornar-se realidade precisa Converter-se. (Mt 3,1-12) Personalidade: Figura impressionante, que fascina o povo: Tem um estilo de vida austera: no vestir, no comer, no falar, no morar... Vive no “Deserto” lugar das privações, do despojamento, mas também tradicional lugar dos encontros entre Deus e Israel. Convertei-vos – “endireitem-se os caminhos tortuosos”. É um apelo à Conversão – “Convertei-vos porque o Reino dos céus está próximo...” “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele.” Uma reação a este anúncio de que o Reino de Deus está próximo: O Povo Simples: reconhece seus erros e pede o Batismo... Os Fariseus e Saduceus: vão ao encontro de João por curiosidade apenas, e são desmascarados: “Raça de cobras venenosas, produzam frutos que a conversão exige”. 
O Batismo de João: consistia na imersão na água do rio Jordão para as pessoas que aderiam a esse apelo de conversão. Significava arrependimento, perdão dos pecados e agregação ao povo fiel. Mas ele avisa, que aquele que vem depois dele “batizará no Espírito Santo e no fogo...” 
O Batismo de Jesus: vi muito além do batismo de João. Confere, a vida de Deus e torna-o Filho de Deus – incorpora-o à Igreja e torna-o participante da missão da Igreja no mundo. É um quadro novo, uma relação de filiação com Deus e da fraternidade com Jesus e com todos os outros batizados. É um Sacramento. A Voz de João Batista continua convidando à Conversão. Não é possível acolher “aquele que vem” se o nosso coração estiver cheio de egoísmo, de orgulho, de autossuficiência, de preocupações materiais. Se quisermos celebrar a vinda do Senhor e participar do seu Reino, devemos preparar o caminho, mudar o nosso coração. Nesse itinerário. Não há espaço para a hipocrisia. Não bastam as aparências, dizer que somos cristãos porque recebemos o batismo. Neste segundo domingo do Advento, os G=Frutos de conversão comprovam a autenticidade da nossa conversão: não bastam alguns sentimentos religiosos, ou algumas práticas piedosas. Precisamos apresentar frutos de conversão: Paz, Fraternidade, Justiça.
Quais caminhos tortos que devemos endireitar? Quais os frutos de conversão que Deus está esperando de nós, neste Advento, em preparação ao Natal? 
Estamos convencidos de que se não dermos esse passo, nunca será Natal em nós, nem no dia 25 de dezembro? Deus espera que tenhamos a coragem de dar esses passos!!!!
Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa – CS 04/12/2022. 
 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.