O EXEMPLO comparativo vem reforçar a tese de que o cenário local pode ou não prevalecer nas eleições estaduais casadas com as federais. Dependerá de vários fatores, sobretudo do prestígio e efetivo envolvimento das lideranças locais na campanha.
E MAIS... As derrotas de Azambuja em Água Clara (2.906 votos contra 3.687 votos) e Bataguassu (5.319 votos contra 5.873 votos) – ambas administradas pelo PSDB – são creditadas ao desempenho de seus prefeitos que estão deixando a desejar.
SUDOESTE Zeca tirou a região do isolamento ao asfaltar a principal rodovia, mas isso não repercutiu o bastante nas urnas. Delcídio acabou perdendo em Bonito, Caracol, Jardim e Porto Murtinho, vencendo apenas em Guias Lopes da Laguna.
JUSTIFICATIVAS O candidato não era Zeca do PT; o sentimento de aspiração do povo é dinâmico e insaciável: o discurso da desconstrução do PT foi eficiente e venceu o carisma de Delcídio e sua inegável folha de serviços como senador.
MESMICE O núcleo do PT é o mesmo de 20 anos atrás. Ricardo Ayasche foi a rigor a única novidade. Não havia interesse de atrair novos concorrentes. Algumas figuras do partido não querem ‘largar o osso’, mas devem finalmente voltar pra casa.
ABERTURA Não é só o PT que envelheceu. O continuísmo é visível nos demais partidos. Os critérios para atrair novos filiados devem ter como base o conceito moral junto a sociedade e não o potencial de votos com base no populismo barato.
EXEMPLO Ao investir no potencial de Tiririca, o PR visou apenas garantir uma bancada forte para tirar proveito junto ao Governo. E a pergunta: em que o deputado melhorou a vida de seus eleitores até aqui? Afinal, sorrir é benefício paliativo.
CAPITAL Impressiona o apetite dos dirigentes partidários que dão sustentação ao prefeito Gilmar. Sob pressão a governabilidade é prejudicada. É preciso levar em conta as circunstâncias complicadas em que Gilmar assumiu. Deixem o homem trabalhar!
PICARELLI Pelo art. 6º do Capítulo II do Regimento Interno da AL presidirá a sessão de posse dos deputados eleitos e eleição da mesa no dia 01/02/2015. Atual 1º vice presidente, é o substituto de Jerson Domingos que não concorreu à reeleição.
“Chegou o momento de sarar as feridas”. (Mandela discurso de posse em 10/05/94)