MOROSIDADE: É a marca da tramitação de projetos no Congresso. Um exemplo: ainda em 2011 o deputado federal Marçal Filho apresentou proposta para reverter a discriminação salarial sofrida pelas mulheres nas mesmas atividades dos homens ( no Japão elas ganham 30% menos). Só agora o projeto foi pautado para votação na próxima semana no Senado.
LEGISLAR na Câmara e Senado não é fácil. Não depende apenas da capacidade dos parlamentares e sim de vários fatores, inclusive da chamada burocracia legislativa. Eles compensam a frustração da falta de visibilidade pela busca de recursos e obras junto aos ministérios e órgãos federais. Aliás, foi prometendo isso que eles se elegeram.
VISÃO: Para o eleitor mediano, o conceito de competência parlamentar é materializado pelas soluções de velhos problemas que afligem sua cidade ou região. Ele se liga muito mais na praticidade da conduta de seu representante, no agir, do que na intelectualidade. O eleitor não quer discutir o sexo dos anjos. Simplesmente quer resultados e ponto final.
REPRESENTAÇÃO: O sistema atual é cruel. Você elege em quem não votou. Só 5% dos eleitos na Câmara se elegeram com votos próprios. Dos 27 mil postulantes apenas 513 se elegeram – enquanto 51% dos eleitores votaram em candidatos derrotados. Resta a pergunta: será que você eleitor está sendo bem representado na Câmara Federal?
A SITUAÇÃO do deputado estadual é mais cômoda; seu universo de ação é menor e as relações com o poder mais fáceis. O contato pessoal com segmentos sociais diferentes ajuda na popularização de sua imagem e no acolhimento de ideias de projetos. O deputado Londres Machado (PSD) jamais cogitou em trocar Campo Grande por Brasília. O tempo provou seu acerto.
DEPUTADOS & AÇÕES: Paulo Correia (PSDB); mantém a agenda de sessões e lança a Consolidação das Leis Estaduais Tributárias de MS; Zé Teixeira (DEM): pede ajuda para aquisição de tomógrafo para Itaporã; pede construção de duas pontes de concreto na MS-27 em Itaporã; viu atendido seu pedido para recuperar a MS-274 Lucas de Lima (Sol): aprovado em 1ª. discussão seu projeto para constar os fones de emergências nas faturas dos serviços públicos para casos de violência doméstica. Neno Razuk (PTB): conseguiu a doação de um veículo à Assomar ( Itaquiraí); 4 veiculos novos da Sejusp para Miranda e destacou as ações para incluir os jovens no mercado de trabalho. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS