NOVA BATALHA: 6º colégio eleitoral, Sidrolândia atrai as atenções devido a eleição suplementar no dia 11 de abril. Enelvo Fellini (PSDB) terá Moacir do Vacaria (Patriota) como candidato a vice prefeito. No pleito anulado Enelvo obteve 9.057 votos (39,51%) e Moacir candidato à prefeito 3.219 votos (14,04%) contra 10.646 votos de Daltro Fiuza (MDB). O ex-prefeito Ari Basso apoia Enelvo e o deputado Gerson Claro (PP) apoia Vandinha a exemplo do PT, PDT e PSB.
O TABULEIRO: Vandinha (PP) vereadora ( 689 votos) e presidente da Câmara que hoje administra a cidade, será candidata prefeita tendo como vice Neuzi Fiuza, mulher de Daltro Fiuza. No pleito de 2020 tivemos 7.177 abstenções (22,94%), 373 votos em branco e 816 nulos. Uma eleição ‘pau a pau’ que vai influenciar no pleito de 2022.
REFLEXÃO: “ Quando a tormenta passar, que a jornada seja tranquila e sejamos sobreviventes de um naufrágio coletivo, com o coração apertado e o destino abençoado, nos sentimos sortudos pelo simples fato de estarmos vivos e daremos um abraço no primeiro desconhecido e comemoraremos a sorte de conservar um amigo. E então lembraremos de tudo aquilo que perdemos e de uma vez aprenderemos o que não tínhamos aprendido. Já não teremos inveja, pois todos terão sofrido...” (Alexis Valdez)
DEPUTADOS & AÇÕES: Paulo Correia (PSDB) comandou o acordo entre o Grupo JBS, operários e autoridades de Coxim evitando o fechamento do frigorífico. Lucas de Lima (SOL): requer realização de exames oftalmológicos e doação de óculos aos alunos da rede pública; visitou Jaraguari, garantiu ao prefeito e vereadores emendas à cidade. Zé Teixeira (DEM) comemora a inauguração do Hospital da Mulher e da Criança de Dourados, tendo sido o responsável por viabilizar o terreno da obra; reivindica obras e melhorias para Alcinópolis, Brasilândia, Bodoquena, Dourados, Itaporã, Ribas do Rio Pardo e Santa Rita do Pardo. Neno Razuk (PTB): aprovado em 1ª. discussão seu projeto criando o Cadastro do 1º Emprego.
UMA BENÇÃO! Hoje a Caixa de Assistência dos Servidores Públicos (Cassems) é referência no segmento e nesta tragédia pandêmica tem salvado muitas vidas. Fruto do comando ‘cirúrgico’ do presidente Ricardo Ayache - que ao longo destes 20 anos da entidade tem sido competente na semeadura. Hoje colhe elogios e aplausos merecidos.
O DILEMA: Radicaliza ou tenta atrair os descontentes com Bolsonaro? Lula ensaia a primeira hipótese. Mas sem o Centrão perderá! A ‘tchurma’ do centro é decisiva. Votará com o Planalto em troca de benefícios. E o garganta Ciro Gomes - irá de arrasto com o PT? Mas até 2022 tem muito chão e hoje a nossa prioridade é conseguirmos sobreviver.
DO LEITOR: “Gilmar Mendes e Sergio Moro: qual deles prestou mais serviços contra a corrupção”? As críticas do ministro Gilmar contra o ex-Juiz Moro justificam essa comparação irônica: “É a banana querendo comer o macaco”. O STF é cenário de disputa de egos inflados, passa insegurança, quando sua função é o oposto. Nos votos e entrevistas - a justiça deixa de ser relevante e cede lugar à politicalha”.
O IMAGINÁRIO popular é fértil. Por aí já se pergunta: as delações premiadas serão anuladas? Aqueles l5 bilhões de reais roubados e recuperados serão devolvidos? Vamos fingir que tudo não passou de fantasia? Que as confissões do ex-ministro Palocci, dos empresários, o Petrolão, o Mensalão e o departamento de propinas da Odebrecht foram invenções? Algum inocente foi condenado pela Lava Jato?
ROBERTO LIVIANU: “ (-) Fica o sabor amargo de impunidade na boca, decorrentes da decisão de Fachin, pois os casos serão redistribuídos para varas em que não há juízes focados neste trabalho de combate a corrupção de grosso calibre. Pelo contrário – estão abarrotadas de serviço – e o risco de prescrição é real e concreto. E diante da idade do acusado, esses prazos prescricionais caem pela metade. Parece que o sistema não tem força suficiente para punir os poderosos...( - )”
SEM ILUSÕES: Os ingênuos imaginavam que as grandes nações fariam o pacto com prioridade para a produção gratuita de vacinas e ações contra o covid-19, para todo o planeta. Mera ilusão; elas continuam visando apenas os lucros políticos e financeiros manipulando como podem. Ainda não foi desta vez que a humanidade se regenerou. Entre a vida e a economia - optou pela última.
A ESTRELA: Das 79 mulheres na Câmara, a deputada Rose Modesto (PSDB) é uma das 3 integrando a mesa diretora. Ela lembra: as mulheres são maioria do eleitores e filiados mas minoria na representação. Rose quer avançar na pauta igualitária daquela casa de leis onde até pouco tempo nem tinha banheiros femininos. Só no Brasil mesmo.
AÇÕES & DEPUTADOS: José C. Barbosa (DEM): enalteceu o papel das mulheres no combate do Covid; integrado à campanha contra as taxas cartoriais no MS; porta voz dos índios pela falta de agua nas aldeias de Dourados. Mara Caseiro (PSDB): à frente do evento comemorativo do Dia da Mulher, muito elogiado pela organização. Capitão Contar (PSL): questionando a origem de produtos hospitalares armazenados no Centro de Convenções Albano Franco. Antonio Vaz ( Rep): propõe programa de telemedicina às gestantes na pandemia; quer isenção da taxa de inscrição para deficientes físicos nos eventos esportivos. João Henrique (PL); preside a Comissão de Finanças e acompanha o trâmite de seu PL sobre transparência da imunização do Covid-19.