O CAMINHO Já publiquei a opinião do Sergio Longen presidente da Federação das Industrias de MS sobre a conexão entre o desemprego e a falta de qualificação. Pois é - conheci Miguel, repositor de supermercados da capital. Aos 22 anos, ex-funileiro, ex-garçom e ex-ajudante de estande de tiro ao alvo. Solteiro, não aproveita a noite para se qualificar ou estudar. Mas prometeu mudar de vida em 2.020 especializando-se numa área no sistema S (Sesi-Senai), como aliás fez o Paulo ( feliz da vida), torneiro de aviação pelo Senac desde 2003. Curso profissionalizante; é o caminho!
‘WANTED’ a ex-senadora Marina Silva simplesmente derreteu. Não se vê mais aquela imagem falante de outros tempos em pról do meio ambiente. Deveria estar defendendo a nossa costa oceânica contra o derrame de petróleo. Presume-e que deva estar orando, ou como se diz ‘louvando’. Ma deve reaparecer com a voz messiânica para pedir votos. Quem também não disse um ‘a’ sobre o episódio foi o Papa Francisco ( que ignorou Brumadinho) que se aproveitou com as queimadas da Amazônia. Quanto ao Partido Verde (não plantou um pé de alface) amarelou, como as ONGs, ‘ambientalistas’ e artistas da Globo. E o que falar do midiático ‘GreenPeace’ que fugiu da raia!?
EXPLICANDO As vezes o cara estuda, faz mestrado, tem PHD em várias áreas mas na pratica decepciona. Isso é frequente na vida pública. Aí vem o outro lado do enfoque: aparece um cidadão simples, com olhar e senso prático, substituindo títulos, diplomas, tradição e agrada. Ocorre isso em Três Lagoas - onde até figuras ilustres da oposição aplaudem a gestão do prefeito Ângelo Guerreiro(PSD). Neste ‘Finados’, por exemplo, a sua equipe deu show na recepção aos visitantes no cemitério (bem cuidado): cadeiras, água gelada, tendas e todo um aparato para garantirbem estar. É preciso estar junto do povo e ter visão pragmática. Detalhes preciosos e decisivos. Prefeito presente!
SEM PROTAGONISMO A Polícia Civil e o Ministério Público Estadual deram provas de maturidade, esquecendo suasdivergências funcionais e se uniram para dar resposta convincente à sociedade na retumbante operação para elucidar uma série de assassinatos principalmente em Campo Grande. Ação sem caras, sem heróis, que resgata a imagem das duas instituições e devolve à comunidade a certeza do fim das ‘pizzas’, das investigações abortadas, de inquéritos e processos colocados no fundo das gavetas oficiais. Há muita saia justa neste palco de figuras classudas flagradas em bilhetes, fotos e conversas. Como sempre o plantio é livre, a colheita – inevitável! ”
‘BEABÁ DO MDB’ Para sair das trevas - a exemplo do PT - o MDB tenta atrair candidatos à vereança em Campo Grande, com aulas de marketing político e aceno de ajuda financeira pelo Fundo Partidário. Deve ser ‘interessante’ o teor das palestras proferidas, uma delas por ex-vereadora. Imagino: como falar de ética combatendo a corrupção com os casos cavernosos envolvendo lideranças nacionais do próprio MDB, inclusive o ex-governador Puccinelli aqui no MS. Aliás em suas entrevistas André não fala de suas prisões e da situação do seu ex-Secretário de Obras Edson Giroto, preso há mais de um ano. Aliás, André jamais voltou ao presídio para visitá-lo. ‘Muy amigo’.
A PROPÓSITO vale citar a definição do ministro Luís Roberto Barroso no plenário do STF: “ Corrupção mata, mata na fila do SUS, mata na falta de leitos, mata na falta de medicamentos, nas estradas sem manutenção adequada, destrói vidas que não são educadas por falta de escolas, equipamentos e cuidados. O fato de o corrupto não olhar nos olhos da vítima que ele produz; a crença de que a corrupção não é crime grave e violento, e que os corruptos não são perigosos, que não usam revólveres, geram um quadro sombrio em que recessão, corrupção e criminalidade elevadíssima nos atrasam na história, num país que não consegue progredir.”
DISCURSO Ainda é arma decisiva na política. Ulysses Guimares ( ex-deputado federal do MDB) dizia que eleição se ganha assim: 70% de prestídio e 30% de saliva. Com o avanço tecnológico, a imagem associada a voz e gestos contam na construção de uma candidatura. Claro que o carisma, o timbre de vez e o domínio do tema pesam. Mas nem sempre a intelectualidade decide. Imagine um candidato falando dos elementos químicos da bomba atômica. Cansaria a plateia. Por outro lado, o candidato mais simpático abordando temas mais simples – pode se sair melhor. Lembro: a música ‘Caneta Azul’ caiu no agrado justamente pelo estilo simples do interprete medíocre.
OLHO VIVO! Os políticos são ocupadíssimos, principalmente após eleitos. Aliás seria ótimo vê-los na fila da lotérica no início do mês e assim poder ouvir as reclamações do intrépido brasileiro ali postado para pagar as tarifas da vida urbana. O assunto da hora não era o futebol, mas a tarifa salgada da gloriosa Energisa e a falta de assinatura na Assembleia Legislativa para instalação da CPI encabeçada pelo deputado Capitão Contar (PSL). Como a opinião pública é pragmática, dispensa detalhes técnicos e mira objetivamente na proposta - questionava os motivos encarecedores da conta de energia. E aí - o prestígio dos deputados foi abalado. Na política vale mais a versão que o fato.
XORORÔ Já começou a bronca dos prefeitos, vice prefeitos e vereadores dos 1.254 municípios que poderão ser extintos – segundo o projeto do Palácio do Planalto. No fundo estão chorando antecipadamente pelo que seria o ‘fim da boquinha’, não só para eles ( 11.277 vereadores, 1254 prefeitos e 1254 vice prefeitos), funcionários e apaniguados de políticos das prefeituras e ‘gloriosas’ câmaras municipais. Veja Jatei (MS): criado em 1977; após 42 anos tem pouca renda e população de 4.034 pessoas. Qual a chance dela melhorar? Criada pela força política como Novo Horizonte do Sul, Figueirão, Taguarussu e Rio Negro. E o mundo não vai acabar por isso.