Vamos celebrar a festa de PENTECOSTES, encerrando na Liturgia o Ciclo Pascal. PENTECOSTES é uma festa antiga, que já existia no Antigo Testamento. - Para Israel: Inicialmente era uma festa ligada às colheitas. - Mais tarde, tornou-se uma celebração da Aliança, feita no Sinai, que acontecia 50 dias depois da Páscoa. Era a festa da LEI. Hoje: É a Plenitude do Mistério Pascal, com o Dom do Espírito Santo à Igreja. É o NATAL da IGREJA... o Dia das Comunidades... o Dia da nossa CRISMA.
No Evangelho de João, os Apóstolos recebem a efusão do espírito Santo,
no “anoitecer” do dia da Páscoa. (Jo 20,19-23)- Eles estão reunidos de “portas fechadas” por medo das autoridades.- Jesus ressuscitado aparece “no meio deles”, deseja a PAZ: “A Paz esteja com vocês”, e envia em MISSÃO: “Como o Pai me enviou, eu também vos envio.”- Para isso, “sopra” sobre eles, transmitindo-lhes a “vida nova”, a força, o ESPÍRITO SANTO: “Recebei o Espírito Santo...” e o Dom do PERDÃO e da RECONCILIAÇÃO. * O Espírito é portador do dom da paz
e mensageiro do perdão e do amor do Senhor. O cristão é um “enviado” para viver e contagiar PAZ, experimentar o PERDÃO e a misericórdia e ser construtor da COMUNIDADE. João e Lucas têm perspectivas diferentes, a finalidade é a mesma: O Espírito que ajudou Jesus a realizar o projeto de Deus, também anima agora a Comunidade cristã. O nosso Pentecostes. Diante do Fato, talvez invejemos a sorte dos Apóstolos. E nos esquecemos que o Pentecostes continua acontecendo. Também em nossa vida houve um PENTECOSTES. No BATISMO: - Recebemos pela 1a vez o Espírito Santo. - Fomos inseridos na Igreja, obra do Espírito Santo. Mas na CRISMA, recebemos a Plenitude do Espírito Santo. Por isso, o BATISMO é a nossa PÁSCOA. A CRISMA é o nosso PENTECOSTES. Lendo a Bíblia, notamos que Deus, sempre que escolhia uma pessoa para uma missão importante, ungia-o e enviava o seu Espírito. - No Antigo Testamento: Sacerdotes, Profetas e Reis. - Cristo: no Batismo, antes de iniciar a vida apostólica. - Maria: Quando aceitou ser a Mãe do Salvador. - Assim todo cristão: quando inicia a sua missão de cristão adulto. Pelo Batismo: entramos na família, nos tornamos membros da Igreja. Pela Crisma: nos tornamos membros adultos, atuantes e responsáveis na Igreja.
A chama do Espírito Santo transformou totalmente os apóstolos. A Igreja nasce e se renova constantemente por obra do Espírito Santo. Que essa mesma chama ILUMINE E AQUEÇA a nossa vida no caminho da Unidade, do Bem e da Verdade. Por isso, cantemos: Vem, vem, vem, vem Espírito Santo de Amor, vem a nós, traz à Igreja um novo vigor.
Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa
Agenda diocesana:
07 - Aniversário de Dom Antonino – Missa, na Catedral, às 06,00 hs.
Conselho de Presbíteros.
08 – Vigília de Pentecostes para as 3 Paróquias de Coxim – 19,00 hs. na Catedral.
Celebração dos 25 anos das Irmãs Franciscanas de São José na nossa Diocese.
09 - Crismas na paróquia São Francisco e em Alcinópolis.
12 - Dom Antonino Celebra Missa de ação de graças no Seminário de Campo Grande.
13 – Dom Antonino celebra em Costa Rica, na Festa do Padroeiro.