Rio Verde comemora 65 anos
Segunda-feira | 21 de Janeiro de 2019  |    (67) 3291-3668  
 (67) 3291-3668  
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Terça-feira | 18 de Dezembro de 2018    08h10

Rio Verde comemora 65 anos

Rio Verde é uma das mais belas cidades de Mato Grosso do Sul, sendo referência em turismo rural e de aventura.

Fonte: paulo Sergio
Foto: Herbertt Medeirosw

A prefeitura municipal realizou na manhã de domingo (16), o hasteamento das bandeiras na Praça das Américas, em comemoração aos 65 anos de emancipação política de Rio Verde. Nos dias 14 e 15 de dezembro, aconteceu mais uma edição do Moto Fest . O evento está em sua 6º edição, e é uma realização da Prefeitura Municipal de Rio Verde com a Assessoria Especial da Fundação de Turismo do Estado (FUNDTUR) e Governo do Mato Grosso do Sul .
O encontro, realizado na Praça das Américas, contou com a participação de três bandas do estado que animaram milhares de pessoas presente com muito rock nacional e internacional, além da exposição de carros antigos na Praça das Américas.
No domingo, aconteceu a etapa do Campeonato Estadual de Motocross, onde os pilotos deram um show na disputa pelo troféu do campeonato.  As Baterias aconteceram no Motódromo Marcio Lima Nantes e contou com a presença de um ótimo público que prestigiou o evento.
Também aconteceu a "Marcha para Jesus", e destaque para a participação do cantor Pastor Wesley Ros, que louvou várias musicas gospel animando a toda família presente no encontro.
O evento – que é uma realização do Conselho de Pastores Evangélicos do Município – teve concentração às 16h, na Praça da Américas, no Centro.
Na Praça das Américas, houve distribuição de pipoca, algodão doce, geladinho, para a criançada, além de poderem se divertir com pula-pula e brinquedos infláveis.

RIO VERDE DE MT-MS.
O município de Rio Verde Mato Grosso, na região norte do Estado, comemorou 65 anos de emancipação, em pleno desenvolvimento e tem hoje quase 20 mil habitantes. O município de Rio Verde de Mato Grosso está situado na região Norte do Estado de Mato Grosso do Sul, com sede localizada a 204 km da capital. Seus limites são: ao norte com o município de Coxim, ao sul com o município de Rio Negro, a leste com o município de São Gabriel do Oeste e a oeste com os municípios de Corumbá e Aquidauana. Foram os índios caiapós os primeiros habitantes das terras que hoje constituem o Município de Rio Verde de Mato Grosso. As terras do atual município permaneceram inabitadas até o ano de 1885. Em 1931 o Governo do Estado criava o Distrito de Paz de Rio Verde. O Município, que durante algum tempo se chamou Coronel Galvão, recebeu esse topônimo em virtude de um curso d´água que banha a sede municipal e tem essa denominação. O termo Mato Grosso foi acrescido por força da legislação que rege o assunto e para evitar confusão com o Município de Rio Verde, no Estado de Goiás.
O mais importante setor econômico no município é o agropecuário, com a criação de bovinos para corte e, na agricultura destaca-se em culturas temporárias o cultivo de soja.
Os dados do IBGE/2010 apontam o município com uma área de 8.153,90 km², sendo o 8º maior município do estado, representando 2,38% da área do Estado. A densidade populacional em Rio Verde de Mato Grosso e de, em 2015, de 2,38 pessoas por km.
O setor que mais gera valor no município é o de Comércio e Serviços, que vem aumentando a sua participação nesses últimos 4 anos. O setor agropecuário apresentou expressiva participação no valor da produção de 2014, contribuindo com cerca de 30% do PIB municipal, enquanto em nível estadual chega a apenas 12%.
O município chega, em 2017, com quase 20 mil habitantes, segundo a estimativa do IBGE. A população do município cresceu 7%, entre 2000 e 2015, e acentuou-se mais no ano de 2014 e em 2015 teve mais de 200 nascimentos na cidade. A cidade fundada em 16 de dezembro de 1953, não perde sua característica turística com vocação para pecuária.
O município de Rio Verde de Mato Grosso, em 1991, possuía um IDH considerado muito baixo. Em 2010, em termos de ranking, foi rebaixado a sua posição, em termos de desenvolvimento, mas nos últimos anos, o município de Rio Verde de Mato Grosso, apresentou melhorias nas condições de vida da população. O fator principal que levou ao aumento do IDH foi a melhoria na educação.
Outro índice que visa mensurar o grau de desenvolvimento é o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal. O IFDM acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & Renda, Educação e Saúde.
Acredito que o desenvolvimento da cidade, apesar da crise tem sido constante. “Rio Verde tem outra característica que é o espírito de um povo guerreiro e batalhador, força essa que vem de seus primeiros habitantes”, os caiapós..
Rio Verde é uma das mais belas cidades de Mato Grosso do Sul, sendo referência em turismo rural e de aventura. Reúne numerosas atrações como cachoeiras e rios, conta com pousadas, fazendas e balneários onde é possível apreciar a natureza e contagiar-se com a paisagem. Além da gastronomia típica, a hospitalidade é marcante. O município conserva ar interiorano e lugar certo para quem valoriza a qualidade de vida e tranquilidade. São muitos os encantos de nossa cidade repleta de belezas naturais e cenários deslumbrantes.
 

Mais imagens
www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2019.