Sábado é o Dia D da campanha de multivacinação de crianças e adolescentes
Sábado | 20 de Abril de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Sexta-feira | 15 de Setembro de 2017    08h20

Sábado é o Dia D da campanha de multivacinação de crianças e adolescentes

No próximo sábado (16) acontece o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, que tem por meta vacinar todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (até 14 anos, 11 meses e 29 dias) que estiverem com o calendário de vacinação incompleto.

Fonte: Assessoria

No próximo sábado (16) acontece o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, que tem por meta vacinar todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (até 14 anos, 11 meses e 29 dias) que estiverem com o calendário de vacinação incompleto.
No sábado, todas as Unidades de Saúde de Coxim - Santa Maria, Jorge Ritt, Ilda Kohl, Totó Araújo (Piracema), Argemiro Barbosa (Silviolandia), Marechal Rondon, Senhor Divino (Flávio Garcia) e a Policlínica Lourdes Fontoura - estarão abertas, das 8h às 17h, para a atualização das vacinas que estão atrasadas.
A vacinação também está disponível de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
 O secretário de Saúde de Coxim, Rogério Souto, explica que neste ano o Ministério da Saúde fez alterações no esquema vacinal e, por isso, orienta os pais a irem aos postos de saúde para checar a caderneta de vacinação: “A meta é iniciar ou completar os esquemas de imunização. São 12 vacinas para crianças e 7 para adolescentes. As crianças e adolescentes somente estarão protegidos com calendário de vacinação em dia”.

Alterações
Houve alteração nas vacinas meningocócica C, pneumocócica 10 valente, Papiloma Vírus Humano (HPV), febre amarela e dTpa.
No caso da meningocócica C para crianças, o reforço, que era administrado aos 12 meses agora pode ser feito até os 4 anos. As primeiras duas doses continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses. Para os adolescentes, agora é oferecido um reforço que pode ser administrado de 12 a 13 anos de idade.
A pneumocócica 10 valente para crianças sofreu redução de três doses e passou a ser administrada em duas (2 e 4 meses), com um reforço preferencialmente aos 12 meses, mas que pode ser recebido até os 4 anos.
A febre amarela também mudou de duas para apenas uma dose para todas as faixas etárias.
Já a vacinação contra o HPV, para crianças e adolescentes, passou de três para duas doses, com intervalo de seis meses entre elas, para meninas saudáveis de 9 a 14 anos. O ministério ressalta que a proteção só acontece com o esquema completo após duas doses. Houve ainda a inclusão de meninos de 11 a 14 anos no calendário de vacinação contra o HPV.
Para as adolescentes gestantes também está disponível uma dose da vacina dTpa, a partir da vigésima semana de gestação.

 Vacinas 
disponíveis
CRIANÇAS
BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/Hepatite B), Poliomielite (VIP/VOP), Rotavírus, Pneumocócica, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba), Tríplice Bacteriana (DTP), Meningocócica conjugada tipo C, Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela) e Hepatite A.

 ADOLESCENTES
Hepatite B, Dupla Adulto (difteria e tétano), Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba),  dtpa (gestantes), HPV e Meningocócica conjugada tipo C.
(Assessoria)

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.