Aberta seleção para oferta de auxílios de iniciação à docência
Quinta-feira | 28 de Março de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Sexta-feira | 08 de Setembro de 2017    19h16

Aberta seleção para oferta de auxílios de iniciação à docência

São 10 vagas para estudantes da Licenciatura em Química em Coxim. Esta é a primeira oferta institucional do Pibid/IFMS.

Fonte: Ascom

Está publicado na Central de Seleção do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) o edital de abertura do processo seletivo para o Programa de Auxílios de Iniciação à Docência para o 2º semestre de 2017. São oferecidas 10 bolsas para estudantes da Licenciatura em Química do Campus Coxim.

Esta é a primeira ação do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) do IFMS, aprovado em julho pelo Conselho Superior, por meio da Resolução n° 052/2017.

Além da oferta de auxílios, o Pibid também prevê a realização anual do Seminário de Iniciação à Docência (Semid) para troca de experiências entre os participantes do Programa. Também poderão ser desenvolvidas outras propostas como oficinas pedagógicas, workshops, mesas-redondas e encontros.

“O Pibid vem para colaborar com o processo de ensino e aprendizagem, incentivando o aperfeiçoamento da formação docente dos estudantes de licenciatura da instituição e contribuindo para a permanência deles no IFMS”, ressaltou a diretora de Graduação, Giane Silva.

Inscrições - São gratuitas e poderão ser feitas entre os dias 11 e 14 de setembro, na coordenação da Licenciatura do Campus Coxim.

É necessário apresentar o requerimento de inscrição (anexo 2) preenchido e assinado , plano de atividades elaborado de acordo com o Projeto de Iniciação à Docência do professor orientador - que deve ser docente da Licenciatura do IFMS (anexo 3).

Também deve entregar o termo de compromisso do orientador e do estudante preenchido e assinado (anexo 4), e justificativa de inscrição, no qual o aluno apresenta brevemente a sua trajetória escolar/profissional e a motivação do seu interesse de participação no Pibid.

Todos os formulários necessários para a inscrição constam como anexos do edital e estão disponíveis na Central de Seleção do IFMS.

A seleção será realizada por uma Comissão de Avaliação formada por três servidores. Será realizada em duas etapas: análise documental (de caráter eliminatório) e entrevista (de caráter classificatório). A nota final do estudante será composta pelo somatório da nota atribuída na primeira etapa juntamente com a média das notas da entrevista.

Auxílios - Os contemplados irão receber bolsas de auxílio no valor de R$ 250 cada, a serem pagas nos meses de novembro e dezembro.

Os estudantes que forem selecionados além do limite de 10 bolsas ofertadas poderão participar do Pibid como não-bolsistas. Eles receberão uma declaração de prática docente pelas atividades realizadas.

As atividades dos estudantes no Pibid serão de até oito horas semanais, não podendo ser superior a quatro horas diárias.

Pibid - É uma ação institucional que tem por finalidade o fortalecimento da articulação entre teoria e prática, bem como a cooperação mútua entre discentes e docentes, proporcionando experiência em atividades pedagógicas da Educação Básica aos estudantes da licenciatura do IFMS.

Entre os objetivos do Programa está o de contribuir para a qualidade das ações acadêmicas, inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública ou particular de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino e aprendizagem.

Também visa incentivar a permanência e a conclusão do curso de licenciatura, e elevar a qualidade da formação inicial de professores.

Os recursos destinados ao Programa são oriundos do orçamento geral do IFMS e seu montante é definido anualmente pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen). O Pibid prevê o pagamento de auxílios por meio dos recursos destinados à Assistência Estudantil do Instituto.

De acordo com a Diretoria de Graduação, a seleção para bolsas de auxílio será feita anualmente. Para 2018, estão previstas outras 10 vagas para bolsistas, a serem pagas durante oito meses do ano.

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.