Pacote de incentivos do Governo MS garante retomada do turismo nos pantanais de Coxim
Quinta-feira | 25 de Abril de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Quarta-feira | 21 de Julho de 2021    08h00

Pacote de incentivos do Governo MS garante retomada do turismo nos pantanais de Coxim

Fonte: Augusto Marques
Foto: Silas Ismael
Passeio Fluvial no Pantanal de Coxim/MS

O Governo do Estado lançou no final de junho o "Retomada MS", um mega pacote de R$ 763 milhões que será voltado para a recuperação dos segmentos econômicos da cultura e do turismo principalmente, duas das áreas mais afetadas pela pandemia. Os novos benefícios abrangem três eixos (auxílio financeiro, medidas fiscais e microcrédito orientado) - e representam a maior investida contra os impactos econômicos provocados pela pandemia.
 

O município de Coxim, cidade pólo da região norte do Estado, e que possui cerca de 20% de sua matriz econômica pautada no turismo, teve uma redução de cerca de 90% nas atividades pesqueiras, carro-chefe do turismo no município, e também uma queda de cerca de 70% nas atividades ecoturísticas no Pantanal, como os passeios fluviais e os safáris 4x4, segundo dados do Centro de Atendimento ao Turista e do Conselho Municipal de Turismo. 

De acordo com o promotor de turismo local, o turismólogo Ariel Albrecht, em 2019, falando apenas da demanda de estrangeiros, o município recebeu cerca de 500 turistas, e em 2020 esse número caiu para zero. No entanto, segundo ele, com o avanço da vacinação tanto no Brasil quanto na Europa, o setor já começa a dar sinais de recuperação, e espera-se uma retomada razoável já a partir de outubro, também por conta do pacote “Retomada MS”.
 

 “Com o avanço da vacinação muitas pessoas já pensam em visitar o nosso País, incluído o Pantanal. Já tenho reservas de passeios nos Pantanais de Coxim para outubro, e a procura está aumentando gradativamente. ” 
Para Ariel, o apoio do Governo do Estado vem em excelente hora, pois grande parte das empresas e profissionais do turismo já estavam há meses trabalhando com balanço negativo. “O pacote de auxílio do Governo de MS deverá amenizar a situação que, aliada ao cenário positivo para a retomada do crescimento dos respectivos segmentos já nos próximos meses, deverá trazer novo ânimo às empresas e profissionais da cultura e do turismo em Mato Grosso do Sul
 

Retomada MS
Os recursos do Retomada MS serão destinados aos setores de bares, restaurantes e similares, hotéis e outros meios de hospedagem, eventos e profissionais autônomos em geral que foram prejudicados pelas medidas de restrição de mobilidade. 
Apenas em Coxim, no segmento do turismo, estima-se que cerca 80 empresas (hotéis, pousadas e similares, ranchos legalizados, restaurantes, lanchonetes, bares e similares, transportadores, guias de turismo, agência e operadores de turismo) preencham os pré-requisitos necessários à solicitação do apoio, segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável.
Com a Lei 185/2021, o programa “Incentiva+MS Turismo”, beneficiará durante seis meses, guias turísticos (pessoas físicas) que poderão receber um auxílio emergencial de R$ 1 mil por mês.
Neste caso, a iniciativa também contempla microempreendedores Individuais (MEIs) e Microempresas (MEs).
 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.