Com atuação do Cointa, municípios expandem comercialização de produtos na região norte
Quinta-feira | 28 de Março de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Terça-feira | 22 de Junho de 2021    08h00

Com atuação do Cointa, municípios expandem comercialização de produtos na região norte

Fonte: Edição - MS
Foto: Divulgação PMS
Enelto e equipe técnica do Cointa

Desde o início do ano, o Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari) tem atuado na gestão associada do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) junto às 14 cidades consorciadas.
Com isso, alguns municípios já estão conseguindo romper fronteiras e comercializar produtos de origem animal em toda região norte de Mato Grosso dos Sul. Um dos exemplos vem de Rio Negro, que tem vários produtos circulando no mercado regional.
Desde que a KF Indústria e Comércio de Laticínios obteve o registro, a manteiga Dom Maximo pode ser comercializada em todos os municípios que integram o consórcio, ampliando seu mercado que era de cinco mil pessoas para 165 mil, conforme o consórcio.
Na semana passada, durante reunião do Cointa, o prefeito de lá, Buda do Lair (PSDB), garantiu que não existe manteiga melhor do que a produzida em Rio Negro. Os elogios do chefe do executivo foram estendidos ao queijo e a lingüiça produzidas no município, ambas também já tem registros e expandem a comercialização. 
Presidente do consórcio, o prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva (DEM), disse que está organizando uma degustação de todos os produtos com registros pelo SIMC-Cointa. “Queremos apresentar a produção da região norte de Mato Grosso do Sul a toda sociedade. São produtos de qualidade que estão conquistando espaço no mercado, fortalecendo a economia local, gerando renda e emprego”, frisou o prefeito. 
O evento ainda não tem data marcada por conta da pandemia de Coronavírus (Covid-19). O Cointa pretende reunir empresários do ramo de alimentação, inclusive atacadistas e varejistas, que são potenciais compradores da produção regional, assim como donos de restaurantes e afins. A imprensa regional também está na lista de convidadas, com quem o consórcio conta para divulgar os produtos.
Na última reunião do Cointa, realizado no dia 10 de junho, o biólogo Cleiton Oliveira, responsável pelos projetos desenvolvidos pelo consórcio, apresentou um balanço do trabalho realizado frente ao SIMC-Cointa. De acordo com ele, somente em 2021, aproximadamente 20 estabelecimentos receberam os registros. Ele contou que o consórcio tem assessorado os empresários na burocracia, facilitando o caminho até o registro.
O Cointa também assessorou os consorciados na adequação das leis municipais, facilitando a integração regional. O trabalho executado foi pautado pela legislação federal, visando a promoção da saúde pública e a segurança alimentar dos consumidores. 
 

Mais imagens
www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.