Aulas remotas continuam pelo menos até setembro em Coxim
Sábado | 15 de Agosto de 2020  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015 | 67 99996-1218  
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015 | 67 99996-1218  
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Sexta-feira | 31 de Julho de 2020    07h40

Aulas remotas continuam pelo menos até setembro em Coxim

Decreto suspende aulas presenciais pelo menos até setembro em escolas públicas e particulares

Fonte: Assessoria
Foto: assessoria

O Decreto municipal nº 401/2020, publicado ontem no Diário Oficial do Município, determina a suspensão de aulas presenciais nas escolas públicas e privadas de Coxim até o dia 7 de setembro de 2020.
O documento especifica ainda que, caso haja condições para retorno das aulas presenciais antes da data estipulada, o Decreto poderá ser revogado.
As aulas presenciais estão suspensas em Coxim desde o dia 18 de março, por determinação do decreto nº 162. Desde então, Município regulamentou, por meio das Resoluções 02, 03 e 04 da Secretaria Municipal de Educação, o novo formato das aulas não presenciais e dos procedimentos referentes à Educação em época de pandemia. 
Todos os 3.498 alunos da rede pública municipal de ensino estão tendo acesso aos conteúdos programáticos: os estudantes que têm acesso aos meios digitais recebem os conteúdos via whatsapp e são avaliados por esses meios.
Os que não têm acesso a dispositivos tecnológicos e internet, os pais retiram o material da atividade escolar nas unidades de ensino, assim como as orientações aos alunos, e entregam aos diretores no final de cada bimestre.

Merenda escolar
Todos os alunos também receberam, no primeiro bimestre escolar, os kits de merenda escolar, compostos por alimentos adquiridos para as escolas, além de alimentos adicionais, na maioria fornecidos pelo sistema de compras públicas, que privilegia a agricultura familiar do município, fomentando a economia local. Atualmente está sendo programada a entrega do segundo kit.

"Reinvenção"
A secretária municipal de Educação, Raquel Singh, conta sobre essa "reinvenção" do processo educacional: "Inicialmente, foram formados grupos de whatsapp, tanto de professores com diretores, assim como de alunos com seus professores, de 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Inclusive a Educação Infantil, mas com grupos voltados aos pais, que desenvolvem com os filhos as atividades". 
"Os professores realizam formações e capacitações on-line, com conteúdo atualizado, por meio de aplicativos. Estamos em fase de estudo para aquisição de uma plataforma para a realização e gravação de aulas on-line. É uma situação que ninguém esperava, que pegou o mundo de surpresa, mas temos uma capacidade forte de união e resiliência para superarmos da melhor forma possível esse período de nossa história", diz Raquel.

Envolvimento
Ela ressalta o envolvimento de toda a comunidade de pais e professores: "Através dos esforços de cada um dos integrantes da Educação está sendo possível a realização de trabalhos de qualidade. A Equipe da Semed está acompanhando e subsidiando todos os trabalhos dos grupos  com os coordenadores,  professores e diretores. Todos estão muito envolvidos no processo de aulas remotas. Os pais e alunos estão, também, de parabéns se dedicando e ensinando em casa".
A professora Riane Lucia Martins de Gois, membro da equipe pedagógica da Secretaria, conta desse novo processo: "Os registros de participação (antiga folha de presença) continuam sendo feitos. Ao final de cada bimestre continuam havendo as reuniões com os diretores de cada escola para as avaliações, os planejamentos dos próximos bimestres. São pouquíssimos os pais que não deram retorno e continuamos os convocando para reuniões remotas, para que entendam e fomentem e participem do novo processo de aprendizados de suas crianças".
Inclusive alunos com necessidades especiais continuam tendo acompanhamento, assim como os alunos da pré-alfabetização continuam recebendo cadernos de atividades nos 1º, 2º e 3º anos:  "Dentro do possível, nossos professores estão se dedicando para conseguirem que as crianças estudem em casa, inclusive as atividades de Educação Física", diz Riane. 

 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2020.