Manifestantes fazem protesto contra Bolsonaro em Brasília.
Sexta-feira | 29 de Março de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Domingo | 07 de Junho de 2020    12h28

Manifestantes fazem protesto contra Bolsonaro em Brasília.

Ato defendeu democracia, condenou racismo e fascismo. Grupo a favor do presidente também esteve na Esplanada; PM montou cordão de isolamento.

Fonte: G1
Foto: TV Globo/Reprodução
Imagem aérea mostra manifestação contra Bolsonaro neste domingo (7), em Brasília.

Manifestantes contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), contra o racismo e o fascismo e favoráveis à democracia protestaram em Brasília, na manhã deste domingo (7). O grupo se reuniu na Biblioteca Nacional, por volta das 9h e percorreu a Esplanada dos Ministérios.

Eles seguiram até a Alameda das Bandeiras, onde a Polícia Militar do Distrito Federal montou um bloqueio para impedir o encontro com um segundo grupo, pró-Bolsonaro. Defensores do governo permanecem acampados próximo à Praça dos Três Poderes e têm feito manifestações semanais, aos domingos.

  • Em dia de protesto contra governo, Bolsonaro lembra participação brasileira na 2ª Guerra e combate ao nazismo
  • Ato pró-Bolsonaro em Brasília reúne manifestantes em defesa de medidas inconstitucionais
  • A PM acompanhou o ato. No gramado em frente ao Congresso Nacional, os militares fizeram um cordão de isolamento para separar os manifestantes.

    O grupo que se intitulava "a favor da democracia" entoou palavras de ordem. Os manifestantes, em sua maioria, usaram máscara de proteção facial.

    Houve ainda a distribuição gratuita de máscaras, que são obrigatórias no Distrito Federal. Água, sabão e álcool em gel também eram entregues em um espaço chamado de "ponto anticovid".

    Os manifestantes carregaram faixas e bandeiras com dizeres contra o racismo, antifascismo, pela democracia, pelo respeito às mulheres e em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Alguns, vestindo jalecos brancos, representaram os profissionais de saúde e carregaram cruzes em sinal de luto.

  • Polícia Civil indicia 3 por agressões durante manifestação de enfermeiros em Brasília
  • 'Profissionais no mundo são aplaudidos, e no Brasil a gente apanha', diz enfermeira agredida
  • Cartazes também faziam referência ao "Estado genocida" e destacavam que "vidas negras importam". Torcedores do Corinthians carregaram faixas pedindo respeito às mulheres.

    Próximo ao bloqueio da PM, um casal deitou no chão em referência à morte do ex-segurança norte-americano George Floyd, asfixiado por um policial no dia 25 de maio. Neste local, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, cumprimentou os militares.

    Na região do Palácio do Planalto, o grupo pró-Bolsonaro se manifestou. Vestidos nas cores verde e amarelo, alguns carregavam bandeiras do Brasil e outras com o emblema da monarquia.

    Também havia faixas antidemocráticas. Nelas era possível ler frases pedindo "intervenção cívico-militar"

    Por volta das 11h, os manifestantes contra Bolsonaro retornaram, pela Esplanada, até o ponto de partida do ato que terminou pouco depois do meio-dia. Até a publicação desta reportagem, não havia incidentes relacionados ao ato.

    Fiscalização de 'excessos'

    Na última sexta-feira (5), o Ministério Público do Distrito Federal informou que a Promotoria de Justiça Militar acompanharia, "com atenção", o trabalho das forças de segurança durante os protestos deste domingo.

  • PMDF retira boneco de Bolsonaro retratado com sangue e motosserra durante protesto em Brasília
  • No Dia Internacional da Enfermagem, PM impede profissionais de fazer manifestação em Brasília
  • A ação parte de uma denúncia recebida sobre "o incentivo, por parte de integrantes da Polícia Militar, ao uso de força excessiva contra os manifestantes".

    Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) informou que a pasta está "preparada para orientar a população e garantir a segurança e o direito à manifestação das pessoas [...]", diz trecho do comunicado.

    "As forças de segurança e os demais órgãos do GDF vão estar presentes com o efetivo necessário, de modo que os atos ocorram de forma pacífica e ordeira."
    www.diariodoestadoms.com.br
    © Copyright 2013-2024.