A Semana de valorização da Cultura Pantaneira resgata valores e tradição da Cultura pantaneira em Ri
Quinta-feira | 25 de Abril de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Quarta-feira | 13 de Novembro de 2019    09h25

A Semana de valorização da Cultura Pantaneira resgata valores e tradição da Cultura pantaneira em Ri

A VII edição da Semana de Valorização da Cultura Pantaneira, aconteceu no município de 04 a 12 de novembro, visando incentivar, promover e divulgar a cultura pantaneira.

Fonte: Assessoria
Foto: Assessoria

Durante 07 dias, aconteceu em Rio Verde, uma viagem ao encontro com a cultura pantaneira sulmatogrossense, com início na última sexta-feira (04/10), no Paço Municipal de Rio Verde de Mato Grosso. 
A celebração da Semana de Valorização da Cultura Pantaneira é uma realidade presente e efetiva na vida dos rio-verdenses já há sete anos. Toda cidade se veste de comitiva, se banha de quebra-torto, se soa de chamamé e se torce na chipa. As escolas municipais, estaduais e particular, tal qual a vasilha areada no jirau, brilham tanto quanto os olhinhos das crianças de chapéu e botina. A semana toda é um mostruário de atividades relacionadas ao universo da lida pantaneira. Há lonas de comitivas numa; berrantes e bruacas noutras; mesa farta de sabores entre sorrisos e causos. Poesias são declamadas, canções são entoadas, o Pantanal vivido e aplaudido. Órgão públicos laceados com a faixa pantaneira expressam uma alegria de ser. Os projetos sociais todos envolvidos na cultura raiz de um povo inspirador.
O prefeito Mario Kruger acertou em montar uma equipe competente que está sabendo conduzir os avanços do município. A educação, alicerce estrutural de uma nação, transmitindo a cultura ancestral aos novos rebentos, representa um dos benefícios dessa competência. A Assessoria de Cultura e Turismo através da Iria Maciack agendou uma semana inteira e sortida de eventos que valorizam a cultura regional. 
A VII edição da Semana de Valorização da Cultura Pantaneira, aconteceu no município de 04 a 12 de novembro, visando incentivar, promover e divulgar a cultura pantaneira, mostrando o potencial turístico do Pantanal além de reconhecer no homem pantaneiro, os seus valores e costumes que tanto contribuem para o desenvolvimento cultural de Rio Verde.
Ao som do toque do berrante, músicas regionais, apresentações culturais e teatrais com Grupo Teatral da REME, contação de histórias e homenagens aos pantaneiros foram atrações da Semana de Valorização da Cultura Pantaneira.
Todas as escolas e creches da rede municipal foram imprescindíveis para a realização do da Semana de Valorização da Cultura Pantaneira, com a participação importante de professores e alunos, que trabalharam na sala de aula, sobre a fauna, flora os costumes, tradições e a preservação do bioma pantaneiro, e isso fez com que as crianças, aprendessem os costumes dos pantaneiros rio-verdenses.
Em todas as escolas e CEIs, (CENTRO DE EDUCAÇÂO INFANTIL), aconteceram várias apresentações além de exposição dos trabalhos escolares executados pelos próprios alunos,  professores, diretores e coordenadores, valorizando ainda mais os costumes e tradições da cultura pantaneira.
 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.