COINTA cadastra junto ao MAPA Projeto para implantação de frigorifico de peixes em Coxim
Terça-feira | 16 de Abril de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Sexta-feira | 30 de Agosto de 2019    08h30

COINTA cadastra junto ao MAPA Projeto para implantação de frigorifico de peixes em Coxim

O COINTA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquarí) incluiu junto à Plataforma + Brasil SICONV, projeto completo para reestruturação e implementação da cadeia produtiva da piscicultura na Região Norte de Mato Grosso do Sul. Vista frontal do frigorífico - Setor descarga.

Fonte: Assessoria
Foto: Assessoria

O COINTA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquarí) incluiu junto à Plataforma + Brasil SICONV, projeto completo para reestruturação e implementação da cadeia produtiva da piscicultura na Região Norte de Mato Grosso do Sul onde foi solicitado a construção do prédio do frigorífico, juntamente com os equipamentos necessários para o funcionamento e a construção de uma fábrica de ração totalmente equipada. O projeto contempla também a aquisição de uma escavadeira hidráulica e custeio de profissionais durante 12 meses para Assistência Técnica ao produtor.
Os municípios participantes do consórcio estão localizados numa região rica em recursos hídricos, sendo assim, propícia para a atividade da piscicultura. O município de Coxim é o que tem a maior produção de pescado do consórcio, sendo aproximadamente 50 toneladas por ano, seguido por Sonora e Rio Verde de Mato Grosso que juntos produzem cerca de 10 toneladas por ano. Busca o fomento da piscicultura junto aos produtores dos municípios da região. Diante do cenário econômico, temos uma enorme demanda no consumo de peixe, onde poderemos apoiar estes produtores no que diz respeito a industrialização dessa produção e comercialização do pescado com a proposta cadastrada. Considerando que as espécies de maior valor e aceitação no mercado são o pacú, pintado, piau – assú, sendo estas propícias à exportação devido a qualidade de sua carne. 
 Em breve levantamento, ficou constatado que a região tem produção suficiente para a implantação de um frigorífico em Coxim para atender todos os municípios que fazem parte do COINTA. Pelo fato de Coxim ter uma cooperativa em funcionamento que em parceria com o consórcio – COINTA facilitará a modernização e o fomento da produção destes pequenos empresários, colocando-os em cenário nacional e internacional, considerando que temos mercado não só no Brasil, mas também em vários outros países do mundo. 
  A implantação deste frigorífico vem de encontro às diretrizes do programa, pois com o atual cenário de crise econômica nacional fica difícil para estes produtores conseguirem a implantação de um frigorífico sem o apoio do Governo Federal. O COINTA, analisando a necessidade e vendo a crescente demanda no consumo de pescado, buscou junto ao Ministério da Agricultura, através da Ministra Tereza Cristina -  MAPA a aquisição destes equipamentos para que em conjunto com a cooperativa já existente, possa não só fomentar a produção, mas também incentivar a cadeia produtiva da piscicultura com a adesão de novos produtores ao programa, pois temos na região norte do estado de Mato Grosso do Sul uma riqueza enorme com o potencial da qualidade dos recursos hídricos sendo ainda poucos explorados. Assim a implantação da indústria e fortalecimento da cadeia produtiva da piscicultura trará benefícios à toda população dos dez municípios participantes do consórcio com uma perspectiva de crescimento econômico e social, através da geração de emprego e renda, afirmou o presidente do COINTA, Mário Kruger. 
Já o prefeito de Coxim, Aluízio São José, está muito otimista que o frigorifico de peixe possa alavancar o município e, para isso, está enviando à Câmara de Vereadores projeto para ser aprovado da doação da área de 30 mil m² para a construção do frigorifico. O projeto já está aprovado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, agora falta apenas aguardar a aprovação da área  que será doada pelo Município para que se inicie a construção. (Esta matéria você encontra no nosso Site; http://diariodoestadoms.com.br/)

Mais imagens
www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.