Rio Verde recebe Selo Prefeitura Amiga da Mulher
Sexta-feira | 26 de Abril de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Terça-feira | 02 de Julho de 2019    09h00

Rio Verde recebe Selo Prefeitura Amiga da Mulher

As propostas selecionadas foram projeto Paineira Rosa de Rio Verde

Fonte: Assessoria
Foto: Assessoria

Em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE-MS) de terça-feira (25/06), o Governo de Mato Grosso do Sul reconhece práticas inovadoras desenvolvidas por cinco municípios na área do enfrentamento à violência contra à mulher. 
Os municípios de Rio Verde de MT, Campo Grande, Dourados, Juti, Nioaque, Nova Andradina, Ponta Porã, Sidrolândia e Tacuru receberam o Selo Prefeitura Amiga da Mulher. 
As propostas selecionadas foram projeto Paineira Rosa de Rio Verde;  Casa da Mulher Brasileira e Compromisso com a Igualdade de Gênero, de Campo Grande; projeto Acalento de Dourados; Centro de Inclusão Produtiva – CIP, de Juti; Vivência de Mulheres de Nioaque; Derrubando as muralhas do medo/Juntos somos mais fortes, dia Nova Andradina; Roda de Conversa com o Movimento de Mulheres Camponesas – Assentamento Itamarati, de Ponta Porã; Mapeamento da Violência Doméstica uma Articulação com a Rede Municipal de Sidrolândia e Mulheres Indígenas Empoderadas de Tacuru.

PAINEIRA ROSA
 A Escola Paineira Rosa é um projeto da Secretaria Municipal de Assistência Social, do município, abrangendo as idades entre 08 a 14 anos, destinando-se também à aquisição de materiais permanentes/equipamentos e custeio (vestuários e elementos utilizados para o ensino da dança) e material de divulgação para projeto.
O Projeto Paineira Rosa de Rio Verde, tem recurso do fundo de investimento cultural FIC/MS. Conforme a Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social Dinalvinha Viana, Com a explosão do mundo virtual e das tecnologias é imprescindível levar a cultura de apresentação ao vivo, pois muitas vezes as crianças passam horas na frente de computadores em redes sociais assistindo apresentações de danças com personagens virtuais com músicas regionais.
“O projeto, resgata a cultura de nossa Rio Verde e a sul-mato-grossense , com a implantação da escola de dança voltada para um público de jovens de 08 a 14 anos e aos idosos, onde estão sendo ensinados os valores culturais das músicas e das danças regionais como catira, chamamé, polcas e outras conhecidas no nosso portfólio cultural” Concluiu Dinalvinha Viana.
A integração dessas gerações tem o mesmo objetivo: O resgate da cultura sul-mato-grossense em nosso município dar-se-á com apresentações em eventos, praças públicas, escolas e em datas comemorativas para outras gerações não deixando morrer o amor pela música e dança da nossa identidade.
As cidades premiadas apresentaram projetos de programas de combate à violência contra a mulher e de incentivo ao empreendedorismo feminino. 
Com a premiação, o Governo fomenta a discussão sobre a necessidade de os agentes públicos desenvolverem políticas públicas de combate aos preconceitos e discriminações contra mulheres e meninas.  Além disso, o Estado incentiva o associativismo, o cooperativismo e o empreendedorismo, considerando as especificidades e as potencialidades dos municípios.
O Selo Prefeitura Amiga da Mulher é concedido pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, vinculada à Subsecretaria Especial da Cidadania e a Secretaria de Estado Governo e Gestão Estratégica (Segov).  

Mais imagens
www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.