Prefeitura promove ações de combate a hipertensão e sedentarismo amanhã
Quinta-feira | 18 de Abril de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Sexta-feira | 17 de Maio de 2019    09h05

Prefeitura promove ações de combate a hipertensão e sedentarismo amanhã

O objetivo é despertar a população sobre os riscos da hipertensão arterial e do sedentarismo.

Fonte: Assessoria
Foto: Assessoria

Amanhã a partir das 16 horas, a Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza na praça Poliesportiva do bairro Flávio Garcia o evento "Eu Sou 12 por 8". O objetivo é despertar a população sobre os riscos da hipertensão arterial e do sedentarismo.
Haverá orientações em saúde e em nutrição, aferição de pressão arterial, testes rápidos, atividades físicas, dinâmicas de grupo, brincadeiras para as crianças entre outras atividades. "Quando a pressão arterial está em 12 por 8, tudo funciona bem, explica a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)", Jacquelaine Lima.
"A campanha Eu sou 12 por 8 foi desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia para ajudar os brasileiros a viverem mais e com mais saúde. A Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adotou essa ideia e convida você e sua família a fazer o mesmo", explica o secretário municipal de Saúde, Franciel Oliveira, que gravou vídeo para convidar a população. Assista o vídeo na fanpage da Prefeitura e no canal do Youtube.
A hipertensão arterial acontece quando a nossa pressão está acima do limite considerado normal, que, na média, é máxima em 120 e mínima em 80 milímetros de mercúrio, ou simplesmente 12 por 8. Valores inferiores a 14 por 9 podem ser considerados normais a critério médico. As pessoas que têm familiares hipertensos, que não têm hábitos alimentares saudáveis, ingerem muito sal, estão acima do peso, exageram no consumo de álcool ou são diabéticas têm mais risco de desenvolver a hipertensão.
Quem tem parentes hipertensos, está acima do peso, tem mais de 40 anos de idade, é portador de diabetes ou de outros fatores de risco para as doenças cardiovasculares (como colesterol elevado, tabagismo, estresse) deve medir a pressão regularmente e fazer a prevenção da doença, pois tem maior risco de se tornar hipertenso.
 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.