Índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti em Coxim será conhecido hoje
Quinta-feira | 28 de Março de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Sexta-feira | 10 de Maio de 2019    09h16

Índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti em Coxim será conhecido hoje

Será divulgada nesta sexta-feira pelo Setor de Controle de Vetores da secretaria municipal de Saúde o LIRA (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti) atualizado.

Fonte: Cesar Rodrigues
Foto: Ilustrativa

Será divulgada nesta sexta-feira pelo Setor de Controle de Vetores da secretaria municipal de Saúde o LIRA (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti) atualizado. O procedimento - na prática - é a ferramenta que afere a infestação de dengue e de focos do mosquito nos bairros. Consiste numa amostragem larvária bimestral de Aedes aegypti  para obter a estimativa de sua presença de vetor da dengue. Essa mostra deve ser precedida de um mapeamento e estratificação dos imóveis do município em unidades territoriais homogêneas de 25 mil  a 12 mil imóveis denominadas estratos. 
O LIRA é ferramenta fundamental para direcionamento e intensificação das ações anti-vetoriais, pois apresenta a distribuição da infestação por tipo de criadouro nas diferentes regiões do município. Segundo Boletim Epidemiológico da secretaria de Saúde do Estado já foram confirmados 183 casos de dengue em Coxim.  De antemão é de conhecimentos dos técnicos do município que a situação local é preocupante. 
Os números da secretaria Municipal de Saúde ainda não são atualizados, mas sabe-se que a população não toma os devidos cuidados com a criação de focos. Devem eliminar água parada, principalmente em pratos de plantas e garrafas, fechando adequadamente caixas d´água ou qualquer outro recipiente, mantendo calhas e ralos limpos, evitar o acúmulo de lixo nos quintais e até mesmo em terrenos baldios, entre outros.
 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.