Rio Verde recebe sinalização de trânsito vertical e horizontal
Sexta-feira | 29 de Março de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Quarta-feira | 05 de Dezembro de 2018    09h10

Rio Verde recebe sinalização de trânsito vertical e horizontal

Rio Verde está recebendo sinalização de trânsito horizontal e vertical, mas receber a sinalização é só mais uma etapa para um trânsito mais seguro.

Fonte: Rio Verde MS
Foto: Assessoria

Rio Verde está recebendo sinalização de trânsito horizontal e vertical, mas receber a sinalização é só mais uma etapa para um trânsito mais seguro.
É importante que todos respeitem a sinalização, que está sendo implantada com o intuito de ajudar e orientar os motoristas e pedestres.
Uma das ações que estão sendo implantadas e que todos devem ficar atentos são as placas de trânsito. Elas foram criadas para contribuir na regulamentação, orientação, advertência, informação e no controle dos veículos nas vias terrestres, as placas estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro ou em legislação complementar, e estão divididas em seis classificações.
As placas de regulamentação possuem o fundo branco, letras e símbolos na cor preta e borda na cor vermelha, assim como uma faixa que corta a placa, na cor vermelha, indica proibição (exceto a de “Pare” e “Dê a preferência”). Essas placas regulamentam o uso da via, definindo suas proibições, permissões, restrições, devendo ser obedecidas pelos condutores e pedestres, sob pena de cometerem infração de trânsito. Um exemplo é a placa de proibido estacionar.
As de advertência têm o fundo na cor amarela e letras e símbolos na cor preta, borda externa amarela e interna preta, essas placas têm a função de alertar, orientar e advertir o condutor sobre uma situação que ele vai encontrar mais a frente, normalmente situações em que deva ter mais atenção e cuidado.
Já as placas de indicação têm a finalidade de indicar, orientar e dar localização ao condutor. Indicam o caminho a ser tomado para um determinado destino, a quilometragem a ser percorrida, a quilometragem da via naquele local, proximidade de cidades, restaurantes e postos de gasolina, o nome ou prefixo da rodovia, etc. As placas de atrativos turísticos também são classificadas como de indicação.
As educativas funcionam como conselheiras do trânsito, fornecendo orientações e lembretes. Mensagens como “Use o cinto de segurança”, “Obedeça à sinalização”, “Só ultrapasse com segurança”, “Verifique os freios” são bons exemplos.
Ainda existem as placas de serviços auxiliares que apontam o tipo de serviço que o usuário encontrará, como hospitais, restaurantes, postos de gasolina. São caracterizados por placas com ícones sobre um fundo branco, sobre uma placa azul.
E por último, as placas de sinalização, que transmitem mensagens mediante legendas e/ou símbolos pré-conhecidos e legalmente instituídos. Sua finalidade é a de manter o fluxo de trânsito em ordem e segurança.
Não obedecer a essas placas pode resultar em acidentes gravíssimos em que cidadãos, familiares, podem ficar gravemente feridos ou até os levar a morte. 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.