UFMS realiza evento Ciclo de debates “Tecnologias, Conhecimento e Sociedade” e VII Seminário de pesq
Sexta-feira | 19 de Abril de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Terça-feira | 14 de Agosto de 2018    09h12

UFMS realiza evento Ciclo de debates “Tecnologias, Conhecimento e Sociedade” e VII Seminário de pesq

Entre os dias 27 e 30 de agosto, a UFMS apresenta um evento acadêmico de grande relevância social. Em pleno período de eleições brasileiras, o ano de 2018 se torna referencial para a realização do mesmo, cuja discussão perpassa o interesse público e político.

Fonte: (Profa. Dra. Dolores Puga Coordenadora geral do evento Prof. Dr. Gedson Faria Vice-coordenador do evento)
Foto: Ilustrativa

Entre os dias 27 e 30 de agosto, a UFMS apresenta um evento acadêmico de grande relevância social. Em pleno período de eleições brasileiras, o ano de 2018 se torna referencial para a realização do mesmo, cuja discussão perpassa o interesse público e político. Diz respeito não somente ao público universitário, mas também e sobretudo à toda a comunidade, que utiliza as redes sociais e muitas vezes não constrói reflexões críticas sobre a amplitude da tecnologia na vida social e no comportamento político. 
A proposta objetiva construir debates pertinentes à chamada cibercultura na atualidade social a partir do âmbito político brasileiro no que diz respeito aos seus comportamentos e posições por meio das mídias digitais e redes sociais. Procura vincular tecnologia, história e política para fomentar análises críticas a respeito da maneira pela qual, por exemplo, artigos online e/ou as chamadas fake news foram decisivas em processos eleitorais em determinados casos em investigação como na candidatura de Donald Trump nos EUA, ou que repercutem discursos em diversas páginas brasileiras do Facebook. Pretende explicitar a abrangência e amplitude pela qual essas mídias têm atingido a sociedade brasileira e a forma como têm transformado seus caminhos e decisões políticas, seja em prol de partidos, seja por fazer retornar e sistematizar com novos ares, conceitos sociopolíticos cunhados em outros períodos históricos e retomados em momentos de crise representativa.
Na programação, dos dias 27 a 29 de agosto, o evento será realizado com palestras e atividades culturais no anfiteatro da UEMS, e no dia 30 de agosto, nas salas da UFMS, com apresentações de trabalho. A conferência de abertura intitulada “Política online: a era da democracia digital” contará com o Prof. Dr. Marcus Abílio Gomes Pereira, cientista político da Universidade Federal de Minas Gerais. Mesas-redondas serão realizadas nos demais dias, contando com professores de História e Sistemas de Informação da UFMS, Câmpus de Coxim, e o Prof. Ms. Márcio Aparecido Inácio da Faculdade de Computação da UFMS de Campo Grande, cuja tese de doutorado vincula estudos sobre o funcionamento das redes sociais, as fake news e os robôs na internet. Além disso, o evento comporta uma mesa-redonda com autoridades do município, entre políticos como o secretário de saúde, Franciel Luiz de Oliveira e o Presidente da Câmara Vladimir da Silva Ferreira, uma representante da coordenadoria regional de educação, Profa. Rosilene de Assis Figueira e a Juíza de Direito da 1ª Vara Criminal de Coxim, Tatiana Dias de Oliveira Said. Das principais questões a serem levantadas como debate entre as autoridades, é possível apontar: a educação nacional deficitária, não problematizadora e “bancária”, o que possibilita um discurso intolerante na internet e as formas de se pensar em soluções para essa “geração digital” nas escolas; pensar formas de se sair da tradicionalidade do âmbito político na prática e considerar as condutas políticas pelos meios virtuais, suas ações, consequências sociais e maneiras positivas de se reconduzir o papel do Estado nesse novo contexto; e discutir de forma aprofundada e sem generalizações o que são os direitos humanos, e a amplitude do discurso de violência e ódio na internet no comportamento político e as consequências jurídicas.
As inscrições são realizadas gratuitamente pelo site www.debatesufms2018.com.br no ícone INSCRIÇÃO. As submissões de trabalho são comunicações de 15 a 20 minutos de tema livre e deverão ser feitas com um título e um resumo até dia 20 de agosto. Todos os que submetem trabalho, também necessitam de se inscrever. Os certificados serão online. Contamos com a participação de todos!

 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.