• Painel de Controle
Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018
Expediente      Anuncie      Assine

Coxim - Quarta

23ºMIN34ºMAX

Coxim - Quinta

20ºMIN29ºMAX

Coxim - Sexta

21ºMIN33ºMAX

Coxim - Sábado

21ºMIN34ºMAX

Frete tabelado pode tirar R$ 53 bi da economia, diz setor produtivo
A alta de custos com o tabelamento do frete será da ordem de 53,2 bilhões de reais sobre o conjunto da economia, mais do que o país tem investido, por ano, em infraestrutura

Veja               20/06/2018    08h40
foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A alta de custos com o tabelamento do frete será da ordem de 53,2 bilhões de reais sobre o conjunto da economia, mais do que o país tem investido, por ano, em infraestrutura. Isso deve provocar uma elevação de 0,92 ponto porcentual na taxa de inflação e reduzir a massa salarial real em 20,7 bilhões de reais. As estimativas constam de petição da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF).
As duas entidades, que respondem por pelo menos 80% da comercialização de soja do país, pediram para entrar como parte interessada na ação declaratória de inconstitucionalidade movida pela Associação do Transporte Rodoviário do Brasil contra o tabelamento do frete.
O processo é relatado pelo ministro Luiz Fux, que marcou para quarta-feira, 20, uma audiência preliminar sobre o caso. Outras entidades, como a NTC Logística, a Associação Nacional para Difusão de Adubos e a Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga também pediram inclusão no processo. “O valor representa a receita que aumenta para os transportadores e caminhoneiros e que sai do resto da economia”, disse o presidente da Abiove, André Nassar. 

Soja
Especificamente sobre o mercado de soja, a petição traz estimativas preliminares elaboradas pela Abiove, que apontam para perdas de 1,5 bilhão de dólares em apenas 15 dias. Desse valor, 800 milhões de dólares decorrem do aumento do custo de transporte e 675 milhões dólares correspondem aos 225 milhões de litros de biodiesel que deixaram de ser produzidos no período.
A conta inclui ainda 18 milhões de dólares em custos financeiros pela perda de receitas. O gasto com multas e redirecionamento de navios por falta de carga custou 3 milhões de dólares no período. Projetadas para o ano, as perdas no setor de soja chegam a 11,8 bilhões de dólares.
Os dados constam de um estudo elaborado pelo professor Armando Castellar, da Fundação Getulio Vargas.
As entidades argumentam que haverá alta de preço, com possível impacto sobre as famílias de menor renda, porque o tabelamento do frete inibe a concorrência. O custo adicional é repassado ao consumidor.
Livre concorrência
A julgar pelas argumentações já entregues, a discussão no STF tende a girar em torno do peso de determinados princípios constitucionais no caso dos caminhoneiros. As posições contrárias ao preço mínimo do frete argumentam que foram feridos os princípios da livre concorrência, entre outros. A defesa da medida usa o princípio da justiça social. 


   
PUBLICIDADE
Dinapoli
PUBLICIDADE
Contato
  • (67) 3291-3668
  • Formulário
  • Denúncia
  • www.diariodoestadoms.com.br
    Você está no melhor portal de notícias da região norte.