Para emagrecer, é melhor cortar gordura ou carboidrato?
Sexta-feira | 29 de Março de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Quinta-feira | 22 de Fevereiro de 2018    16h00

Para emagrecer, é melhor cortar gordura ou carboidrato?

Novas evidências publicadas nesta terça-feira (20) por cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, compararam os efeitos das dietas com redução de carboidrato e de gordura. Mas o que é melhor para emagrecer?

Fonte: G1
Foto: RitaE/Pixabay

Novas evidências publicadas nesta terça-feira (20) por cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, compararam os efeitos das dietas com redução de carboidrato e de gordura. Mas o que é melhor para emagrecer? Os resultados estão na revista médica "Journal of the American Medical Association" (JAMA).

Segundo os cientistas, quando se fala em redução de peso, as duas opções têm efeitos similares: levam à redução de peso de forma equivalente.

Eles também tentaram responder se os níveis de insulina ou algum padrão genético específico poderia prever o sucesso de uma pessoa com uma dieta – e a resposta é não, apesar dos achados ainda precisarem de mais considerações na avaliação dos próprios cientistas.

Para o nutrólogo Hélio Osmo, os resultados do estudo são "decepcionantes", principalmente no que tange à não influência da genética na escolha da dieta. O nutrólogo não esteve envolvido diretamente no estudo, mas analisou os resultados da pesquisa.

Ele afirma que uma das grandes promessas nesse campo é a nutrigenômica, área da nutrição que avalia a influência dos genes na genética.

"Já se mapearam genes que mostravam, por exemplo, se a pessoa tinha mais tendência a engordar com uma dieta rica em carboidrato ou rica em gordura", diz.

"O que o estudo mostra é que esses achados na prática podem não fazer tanta diferença, mas eu ainda acho que essa questão precisa ser melhor aprofundada. Acredito na nutrigenômica", diz.

Um outro achado da pesquisa é que a escolha dieta vai fazer diferença em alguns parâmetros de saúde, como para quem deseja diminuir o colesterol.

A pesquisa

Gardner chamou 609 pessoas com idades entre 18 e 50 anos. Nessa amostra, metade era composta de homens, metade de mulheres. Eles foram divididos igualmente em dois grupos: a dieta com redução de carboidrato (low-carb) e a com redução de gordura (low-fat).

Cada grupo cumpriu com a dieta durante um ano – até o final, 20% dos participantes abandonaram o estudo por questões externas.

 

 

 

 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.