TSE libera R$ 888 milhões do fundo partidário para campanhas
Quinta-feira | 18 de Abril de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Sexta-feira | 16 de Fevereiro de 2018    08h30

TSE libera R$ 888 milhões do fundo partidário para campanhas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou os partidos políticos a usar o fundo partidário para bancar as campanhas de seus candidatos nestas eleições.

Fonte: Veja
Foto: folha Express

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou os partidos políticos a usar o fundo partidário para bancar as campanhas de seus candidatos nestas eleições. Para este ano, o valor aprovado pelo Congresso é de 888,7 milhões de reais, dos quais  780,3 milhões de reais oriundos de dotação da União. Com a decisão do TSE, esse valor se somará ao do fundo público eleitoral de 1,7 bilhão de reais, aprovado pelo Congresso no ano passado.
O uso do fundo partidário nas eleições causa divergências entre os partidos. As legendas mais estruturadas queriam barrar o uso dos recursos sob o argumento de que seria desleal a competição com siglas menores, que conseguem guardar verba ao longo do ano para despejar na eleição de seus candidatos, enquanto as siglas maiores precisam investir os valores para manter o dia a dia partidário.
O secretário-geral do PSDB, deputado Marcus Pestana (MG), criticou a decisão do TSE. “Os partidos médios e pequenos saem em vantagem. Perdem MDB, PSDB e PT, que têm uma vida partidária real”, afirmou o parlamentar. A presidente do Podemos, deputada Renata Abreu (SP), também questionou a decisão. Ela afirma que a regra cria dificuldades para novos partidos.
“Não acho justo, pois o fundo eleitoral foi criado justamente para fins eleitorais e com uma distribuição compatível com a representatividade atual de cada partido. O fundo partidário se baseia numa eleição anterior, com o objetivo de financiar as atividades partidárias. Neste novo cenário representativo que se desenhou na Casa, a permissão do uso do Fundo Partidário vai gerar um desequilíbrio enorme no jogo”, disse Renata.

 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.