Após Bumlai e Delcídio - Quais os próximos?
Terça-feira | 16 de Abril de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Ampla Visão
Terça-feira | 01 de Dezembro de 2015
Após Bumlai e Delcídio - Quais os próximos?

‘DAY AFTER’ Para a opinião pública as prisões de Bumlai e Delcídio não encerram o ciclo de prisões da Lava Jato. Ao contrário; envolverão outros empresários e políticos citados ou não no processo conduzido pelo juiz federal Sérgio Moro. 
CERVERÓ: Bomba relógio que pode inclusive atingir Dilma no caso da Refinaria Passadena. Ela era presidente do Conselho de Administração da Petrobras.  Ele corre risco de vida e já foi transferido para a cela da Polícia Federal de Curitiba.
LEMBRANDO... Dilma diz que autorizou a compra da refinaria baseando-se num relatório técnico falho. Mas onde estavam seus assessores técnicos? Detalhe: o ex-poderoso Antonio Pallocci era um dos ilustres conselheiros da Petrobras. 
CLARO! Cerveró sabe de coisa do ‘arco da velha’, de negociatas para beneficiar gente do PT. Só uma: Em 2006 a Petrobrás pagou a Angola U$ 300 milhões perfurando poços secos e o governo africano devolveu U$ 50 milhões para a campanha de Lula. 
LULA Chutou Delcídio chamando-o de imbecil. Porque furou o esquema? Mas terá saco de esculhambar o Cerveró, o Bumlai, o Barusco, o Eloi Pinheiro e o Odebrecht? Eles não são cachorros mortos, pois sabem de muita coisa podre. 
BUMLAI 72 anos, pressão alta, é uma caixa preta prestes a explodir. Tem histórias incríveis na busca do lucro fácil que dariam um livro. Não é a fortaleza que aparenta; vaidoso, ambicioso e frágil. Aguentará a cadeia de bico calado até quando?
POLIVALENTE - Onde Bumlai toca brota grana. Vendeu terras superfaturadas ao INCRA, meteu-se no escândalo da Sanasa em Campinas, intermediou aluguel de sondas de Petróleo, montou (e faliu) usina em Dourados e virou conselheiro do Lula. É mole? 
CONVENHAMOS! Quem é amigo do Lula neste país não passa aperto. A imprensa já mostrou os empréstimos a toque de caixa que o BNDES concedeu ao Bumlai e filhos. Se é preciso passar o Brasil a limpo, não se pode esquecer deste banco.  
DETALHE - A TV mostrou, nem todos notaram. A rua onde mora Bumlai e filhos foi batizada de “Beatriz de Barros Bumlai”; homenagem à sua ex-mulher. Prova de seu dedo político no poder municipal, onde inclusive ajudou a eleger Thais Helena.      
 DELCÍDIO - Sem chances de reverter sua situação vai aguentar ser xingado por Lula e outros caciques do PT até quando? Pode sim fazer a delação premiada entregando muita gente e contando episódios ‘saborosos’ que nós pobres mortais não sabemos. 
O PRESTÍGIO de Delcídio garantiu a aprovação de projetos do Planalto no Congresso. Palavras dos adversários. Mas num passe de mágica o partido e o Governo lhe dão as costas, tratando-o como leproso político. Ingratidão e deslealdade. 
COERENTES foram os diretórios petistas da capital e do Estado. Mas nas entrevistas os deputados estaduais minimizaram a postura do diretório nacional. Ora! O Rui Falcão não falou em seu nome. Claro, consultou o Lula para redigir aquela nota.  
CURIOSO o critério de avaliação de safadeza do presidente Rui Falcão. Para proveito do PT - como nos casos do Delúbio, Zé Dirceu e Vaccari, pode. Mas quando é feita em proveito próprio é imoral, não pode, foge do tal idealismo partidário. 
A PROPÓSITO - Os petistas – paladinos da moralidade e da democracia – acima do bem e do mal, denominam seus críticos de fascistas. Acham que acreditamos em suas histórias fantasiosas, como essa do enriquecimento do Lulinha. ‘Menos please’. 
NA FILA - Citado na Lava Jato, o deputado Vander Loubet preservará seu mandato até quando?  Condenado a 11 anos e 10 meses pelo TRF – 3ª. Região, em regime inicialmente fechado, o deputado João Grandão se livrará da longa pena?  
CÁ ENTRE NÓS...   Delcídio sempre foi discriminado pelos petistas históricos locais e nacionais. No fundo, essa gente achou ótimo o fim do Delcídio, abrindo janelas, como o Zeca que pretender agora concorrer ao senado em 2018. Segue a vida.
A HISTÓRIA mostra: Sem espaço no PSDB, Delcídio entrou no PT naquela eleição do Zeca e sempre foi visto como um ‘petista tucano’. Sua escolha para líder do Governo ocorreu porque o Planalto não tinha outro com tamanho prestígio e trânsito. 
A QUEDA de Delcídio prejudica os planos do Governo Estadual em recompor a dívida de MS. A mídia tem mostrado também a atuação dele para trazer recursos em diversas áreas da administração. Seu bom trânsito no Planalto ajudava em muito. Pena. 
“PLANOS’ Não faltam ao PT. Na sucessão da capital, sem nome emblemático livre de desgastes,  o apoio será dado a Ricardo Ayache, do PSB, mas com profundas raízes e ligações com o PT. E Ayache se livrará da pecha de ex-petista? A conferir.  
PEDRO CHAVES Só será senador (PSC) após o julgamento de Delcídio pela quebra de decoro parlamentar. Até lá terá que esperar. O PSC é presidido pelo pastor Everaldo, famoso por soltar um pum durante entrevista ao Jornal Nacional.  Uma figura!
LEMBRETE: O STF fez sua parte neste episódio de Delcídio e Cia. Saiu fortalecido. E a população da capital insiste na pergunta junto ao Poder Judiciário Estadual: Bernal continuará até quando à frente da prefeitura? É preciso sim ouvir o clamor popular.
A LIÇÃO: Últimas vontades do grande general De Gaulle: “Eu não quero exéquias nacionais. Nem presidente e ministros. Nenhum discurso e oração fúnebre no parlamento. Recuso de antemão toda distinção ou condecoração.”  
“A nota do PT sobre o episódio, além de intempestiva, é oportunista e covarde”. (Renan Calheiros)

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.