O maior Mandamento
Quinta-feira | 28 de Março de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Dom Antonino
Sexta-feira | 29 de Outubro de 2021
O maior Mandamento

O maior Mandamento
Amarás o Senhor teu Deus. Amarás o teu próximo.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo escrito por Marcos 12,28b-34
Naquele tempo: 28bUm mestre da Lei, aproximou-se de Jesus e perguntou: ‘Qual é o primeiro de todos os mandamentos?’ 29Jesus respondeu: ‘O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes’. 32O mestre da Lei disse a Jesus: ‘Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios’. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: ‘Tu não estás longe do Reino de Deus’. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus. Palavra da Salvação. Glória, a Vós, Senhor!
MENSAGEM - O maior Mandamento - A liturgia nos fala do maior mandamento do cristão. O caminho da fé resume-se no amor Deus e no amor aos irmãos, duas vertentes que não se excluem, antes se complementam mutuamente. A 1ª leitura está no segundo discurso de Moisés, que constitui o centro do Livro do Deuteronômio. (Dt 6,2-6) Os israelitas recitavam esse texto duas vezes ao dia, na oração da manhã e da noite. É uma afirmação da unicidade de Deus e um convite a amar a Deus com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças.  A 2ª Leitura apresenta Jesus Cristo como o sumo-sacerdote que veio ao mundo para cumprir o projeto salvador do Pai e para oferecer a sua vida em doação de amor aos homens. Cristo, com a sua obediência ao Pai e com a sua entrega em favor dos homens, nos diz qual a melhor forma de expressarmos o nosso amor a Deus.(Heb 7,23-28) No Evangelho Jesus resume todos os Mandamentos no amor a Deus e amor aos irmãos.(Mc 12, 28-34) Um escriba pergunta a Jesus qual era o maior mandamento da Lei. Não era uma questão pacífica no tempo de Jesus. Era um assunto muito discutido entre os fariseus e os doutores da Lei, que chegaram a enumerar um conjunto de 613 preceitos Jesus, citando o primeiro versículo do “Shema’ Israel”, a oração que todo o judeu recitava todos os dias, proclama solenemente: “Ouve, Israel. O Senhor nosso Deus é o único Senhor: amarás, portanto, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças”. (Dt 6,4-5), Em seguida, sem ser solicitado, acrescenta um segundo mandamento, extraído do livro do Levítico: “amarás o teu próximo como a ti mesmo”. (Lv 19,18). O maior mandamento é o mandamento do amor, que se concretiza e se completa em duas dimensões: no amor a Deus e no amor ao próximo. A originalidade deste sumário evangélico da Lei está em Jesus aproximar um do outro, pondo-os em perfeito paralelo e em simplificar e concentrar toda a Lei de Deus nestes dois mandamentos. Os dois mandamentos estão tão unidos a ponto de se tornarem inseparáveis. Portanto, na perspectiva de Jesus, o compromisso religioso resume-se no amor a Deus e no amor ao próximo. Ao longo de dois mil anos de cristianismo, criaram uma pesada herança de mandamentos, de leis, de preceitos, de proibições, de exigências, de pecados e de virtudes, que arrastamos pesadamente pela história. Durante o caminho, perdemos a noção do que é realmente importante. O Evangelho deste domingo põe que o essencial é o amor a Deus e o amor aos irmãos. Nisto se resume toda a revelação de Deus e a sua proposta de vida plena e definitiva para os homens. Precisamos rever muito lixo acumulado, que nos impede de compreender, de viver, de anunciar e de testemunhar o cerne da proposta de Jesus. O que é “amar a Deus”? De acordo com o exemplo e o testemunho de Jesus, o amor a Deus passa, antes de mais, pela escuta da sua Palavra, pelo acolhimento das suas propostas e pela obediência total dos seus projetos para mim próprio, para a Igreja, para a minha comunidade e para o mundo. O que é “amar os irmãos”? De acordo com o exemplo e o testemunho de Jesus, o amor aos irmãos passa por prestar atenção a cada pessoa com quem me cruzo pelos caminhos da vida, por sentir-me solidário com as alegrias e sofrimentos de cada pessoa, por partilhar as desilusões e esperanças do meu próximo, por fazer da minha vida um dom total a todos. O mundo em que vivemos precisa redescobrir o amor, a solidariedade, o serviço, a partilha, o dom da vida. Estas duas dimensões fundamentais do amor, o amor a Deus e o amor aos irmãos, não se excluem nem estão em confronto uma com a outra. Amar a Deus é cumprir a sua vontade e os seus projetos. A vontade de Deus é que façamos da nossa vida um dom de amor, de serviço, de entrega a todos os irmãos com quem nos cruzamos nos caminhos da vida. Como é que vivemos a nossa caminhada religiosa? Muitas vezes não estamos dando demasiada importância a elementos que não têm grande significado, esquecendo o essencial, negligenciando o mandamento maior? 
Pe Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 31-10-2021

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.