Ampla Visão
Quinta-feira | 18 de Abril de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Ampla Visão
Quinta-feira | 14 de Outubro de 2021
Ampla Visão

MUDANÇAS:  A nova lei diminuiu o número de candidatos para o pleito de 2022. Antes, cada partido podia lançar até 150% e mais um do número de vagas em disputa. Agora o limite caiu para 100% e mais um. Exemplo: com 24 cadeiras na Assembleia Legislativa, cada sigla só poderá lançar 25 candidatos (16 homens e 9 mulheres). Para a Câmara Federal, com 8 vagas, serão 9 candidatos por sigla (6 homens e 3 mulheres).

REFLEXOS:  O deputado federal Fabio Trad (PSD) entende que essa legislação obrigará os dirigentes partidários a adotarem postura seletiva na escolha dos candidatos, buscando os melhores e acabando com ‘candidatos escadinhas’ que tinham missão conhecida nas eleições. Fabio avalia que as regras beneficiarão os grandes partidos em prejuízo as siglas menores.

PREPARATIVOS: Além dessa lei, tivemos o anúncio do ‘União Brasil’ fruto da fusão  DEM e PSL e que tentará liderar a 3ª. Via na sucessão presidencial. Seus reflexos aqui ainda não podem ser avaliados, apesar do projeto  ao Senado dada ministra Tereza Cristina e da presença do ex-ministro Luiz H. Mandetta  na Executiva Nacional da nova sigla.

TUDO PODE!   Paquera entre a deputada federal Rose Modesto (PSDB) e a nova sigla para a sua candidatura ao governo. O seu perfil somado a boa estrutura partidária  e financeira do União Brasil  (cota de R$900 milhões do Fundão) seriam fatores animadores. Especula-se também que a ministra Tereza Cristina se abrigaria em outra sigla para disputar o Senado na chapa de Eduardo Riedel.

‘UNIÃO BRASIL’: Nome ufanista. Um partido de centro direita e liberal. Pelas origens de suas lideranças lembrei logo da Arena, PDS e PFL. Mas apesar dos pesares, tem espaço para se confrontar com a esquerda. Mas será que esses caciques vão se entender e administrar bem suas pretensões e vaidades sem limites? A conferir.

DEPUTADOS & AÇÕES:  Paulo Corrêa (PSDB): articulou junto ao prefeito de Paranaíba a doação de área para o Centro Social do Sesi e viabilizou novos cursos profissionalizantes do Sesi/Senai em Aparecida do Taboado.  José Teixeira (DEM): propõe homenagear o ex-deputado Ary Rigo batizando com seu nome os estúdios da TV. Assembleia;  requer anistiar as dívidas  de IPVA de motocicletas; quer viabilizar Escola de Laço Comprido em Laguna Carapã.  Lucas de Lima (Sol): acompanha a tramitação de suas várias propostas  e intensifica campanha  no rádio de conscientizar os jovens da importância da vacina anti Covid.  Pedro Kemp (PT): pede implantação de central de intermediação com intérprete remoto e presencial de libras dos surdos. José C. Barbosa (DEM): Otimista, destacou o saldo positivo de 34 mil novas vagas de emprego no Estado entre janeiro e agosto de 2021.  Rose Modesto – deputada federal (PSDB) destinando R$400 mil para saúde primária de Três Lagoas.

VAI  ENCARAR? Ex-governador Zeca do PT chamado a ajudar o partido em 2022 Fidelidade e coragem ele tem. Já provou. Mas aos 71 anos completados em fevereiro, Zeca apresenta os sinais naturais do tempo implacável para anônimos e famosos. Às vezes só vontade não basta. Os companheiros precisam entender também os fatores adversos.

A PROPÓSITO:  Já alertei sobre a falta de renovação de lideranças partidárias. O drama que o PT enfrenta é igual ao do MDB – que envelheceu ficando refém do ex-governador Puccinelli. O mesmo ocorreu com o PDT  e o deputado Dagoberto Nogueira. Essa ‘exclusividade (coronelismo)’ no mando dos partidos afugenta eventuais caras novas.  E com a grana do ‘Fundão’ essa pratica continuará. De leve…

SÓ AGORA… Apesar de tantos antecessores, coube ao presidente Carlos A. Borges (PSB) da Câmara Municipal da capital prestigiar as lideranças de bairros com estrutura para mostrarem a realidade local e apresentarem suas reivindicações sem os entraves burocráticos. Ao seu estilo direto, Carlão faz mais um gol de placa. 

CAMPO GRANDE: Cresceu na horizontal, bairros demais devido a topografia favorável e distantes do centro devido aos espaços vazios.  A capital ocupa área maior do que Porto Alegre com 1,5 milhão de almas. Como há regiões sem representantes na Câmara, os moradores farão essa ligação com o poder público na condição de líderes comunitários. Funciona.

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.