A quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna.
Quinta-feira | 28 de Março de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Dom Antonino
Sexta-feira | 20 de Agosto de 2021
A quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna.

A quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 6,60-69 - Naquele tempo: 60muitos dos discípulos de Jesus que o escutaram, disseram: ‘Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?’ 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: ‘Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem’. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. 65E acrescentou: ‘É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai’. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: ‘Vós também vos quereis ir embora?’ 68Simão Pedro respondeu: ‘A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus’. Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor!
MENSAGEM - “Senhor, a quem iremos?” - Ao longo da estrada de nossa vida, nos deparamos com muitas encruzilhadas, em que devemos fazer uma ESCOLHA:  Devemos tomar uma estrada e deixar a outra… Como é importante, nesses momentos, o testemunho seguro de alguém que sabe o que quer! As leituras nos dão dois testemunhos muito significativos: Josué e Pedro.
A 1a Leitura narra a ESCOLHA de Israel: Javé ou os ídolos.(Js 24,1-2.15-18)  Após a longa peregrinação através do deserto e a posse da Terra Prometida, Josué convoca o Povo e o põe diante de uma ESCOLHA fundamental: “ESCOLHEI a quem quereis servir: os deuses do lugar, ou o Deus que nos libertou do Egito e fez uma Aliança conosco?  Eu, porém, e a minha família vamos servir ao Senhor”. Diante do testemunho forte de Josué, o povo não se deixou levar  pela tentação de uma religião mais fácil dos cananeus, pelo contrário renovou sua fidelidade ao Deus de seus pais. Na 2ª Leitura, Paulo fala do amor conjugal, como sinal do amor de Cristo à sua Igreja. Os esposos devem escolher: Amor ou egoísmo. (Ef 5,21-32) Como Cristo e a Igreja formam um só corpo, assim marido e esposa, comprometidos numa comunidade de amor, formam um só corpo. O casal cristão deve ser sinal e reflexo da união de Cristo com a sua Igreja. O Evangelho narra a ESCOLHA de Pedro e dos Apóstolos. (Jo 6,60-69)  O texto é a conclusão do discurso do “Pão da vida”, que provoca uma profunda crise entre os discípulos… Diante de Jesus e de suas palavras, são levados a fazer uma ESCOLHA: Seguir ou abandonar Jesus... Cristo havia feito o milagre da multiplicação dos pães… O Povo entusiasmado quer proclamá-lo rei… Cristo pede um gesto de fé: crer ou não nele..., aceitar ou não a sua proposta... Buscar apenas o pão material ou acolher o Dom do Pão da vida... Como alimentara o povo com o pão material… assim também daria um outro pão que seria o próprio corpo (a Eucaristia). E o povo se escandaliza…, não aceita…, até os discípulos murmuram: “Essas palavras são duras demais, é difícil de engolir...” Muitos se retiram e o abandonam… Jesus não muda a linguagem, exige fé.  A fé pode ser aceita ou recusada, mas não “negociada”... Sem a fé, não entenderiam aquelas palavras e aqueles sinais… Por isso, questiona os doze: “Vocês também querem ir embora?” Diante desse desafio, aparece o belo testemunho de Pedro: “A quem iremos, Senhor? Só tu tens palavras de vida eterna.” A atitude forte de Pedro dissipa as dúvidas dos demais apóstolos, e todos permanecem fiéis junto ao seu Mestre. A nossa escolha. Nós fizemos a nossa escolha, no dia do nosso Batismo quando proclamamos que queríamos crer em Cristo... E todos os dias somos convidados por Jesus a construir a nossa existência sobre os valores do amor, do serviço, da partilha com os irmãos, da simplicidade, da coerência com os valores do Evangelho... Mas todos os dias somos tentados a construir a nossa vida nos valores do poder, do êxito, da ambição, dos bens materiais, da moda... Há momentos em que devemos fazer também a nossa ESCOLHA... CRISTÃO é quem escolhe Cristo e o segue... Para isso, deve ser educado no pensamento de Cristo, ver a história como ele, julgar a vida como ele, escolher e amar como ele, esperar como ele ensina, viver nele a comunhão com o Pai e o Espírito Santo. HOJE vemos muitos católicos deixando a religião e ficamos preocupados... A falha é de quem? Da Igreja que batiza? Dos pais que não vivem a vida cristã? Da comunidade que não evangeliza ou não testemunha sua fé? Você teria a mesma convicção firme de Josué... “Nem que todos te abandonem, eu e minha família, não...”Ou a mesma firmeza de Pedro? “A quem iremos, Senhor, só tu tens palavras de vida eterna”! Que tipo de cristão você pretende ser? Que tipo de religião pretende seguir? Uma religião REVELADA por Deus, que você acolhe generosamente..., ou uma religião CRIADA pelos homens, porque atende melhor a seus interesses pessoais? Você é consciente e fiel à escolha feita no Batismo? No Evangelho de hoje, Jesus não parece estar tão preocupado com o número de discípulos que continuarão a segui-lo. Prefere perder os discípulos a renunciar à Missão que recebeu do Pai. O Reino de Deus não é um concurso de popularidade... Muitos pensam que, “suavizando” as exigências do Evangelho, seriam mais facilmente aceitas pelos homens do nosso tempo...  O que deve nos preocupar não é tanto o número de pessoas que vão à igreja; mas o grau de autenticidade com que vivemos e testemunhamos no mundo a proposta de Jesus. 
E nós... a quem iremos? Se ainda estivermos indecisos em nossa escolha, recordemos as palavras de Pedro: “Senhor, a quem iremos, só tu tens palavras de vida eterna…”
Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa – 22/08/2021 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.