Anúncio do Reino
Quinta-feira | 28 de Março de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Dom Antonino
Sexta-feira | 24 de Janeiro de 2020
Anúncio do Reino

PALAVRA – Evangelho Mateus 4:12-23
12Jesus, porém, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galiléia; 13E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali; 14Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz: 15A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galiléia das nações; 16O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou. 17Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. 18E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; 19E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. 20Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no. 21E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes; 22E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no. 23E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
MENSAGEM - Nesses primeiros domingos do Tempo comum, a Liturgia nos apresenta o início da vida pública de Jesus, com o ANÚNCIO DO REINO e o CHAMADO dos primeiros discípulos Na 1ª Leitura, Isaías fala de uma LUZ, que irá brilhar na Galiléia e que irá iluminar toda a terra. Essa luz eliminará as trevas da opressão e inaugurará o dia novo da alegria e da paz sem fim. Compara à alegria no final das colheitas e caças abundantes. (Is 98, 23b-9,3) Jesus é a Luz que ilumina o mundo com uma aurora de esperança e dá sentido pleno à esta profecia messiânica de Isaías. Na 2ª Leitura, Paulo exorta os coríntios a superar as rivalidades e divisões. O Batismo não significou uma adesão a Paulo, a Apolo ou a Pedro... CRISTO é a única fonte de Salvação para todos. (1Cor 1,10-13.17) Com frequência, em nossas comunidades, pessoas procuram conduzir o olhar e o coração dos fiéis para a sua "brilhante" personalidade ao invés de levar as pessoas a descobrir o Cristo. Esses "grupinhos" costumam ser prejudiciais ao Grupo, à Comunidade... O Evangelho apresenta a realização da profecia de Isaías: "O Povo que vivia nas trevas viu uma grande luz". (Mt 4,12-23) Jesus é a luz, que começa a brilhar na Galileia e propõe a todos os homens a Boa Nova da chegada do Reino. Os discípulos serão os primeiros destinatários da proposta e as testemunhas encarregadas de levar o "Reino" a toda a terra. Jesus COMEÇOU sua atividade numa região pobre e oprimida, no interior do país, longe do centro econômico, político e religioso do seu país. Uma região desprezada pelos judeus como "Galileia dos pagãos". Jesus deixa Nazaré e dirige-se para Cafarnaum, à margem do Lago, que se tornará o centro de sua atividade apostólica. Começa com o mesmo anúncio de João Batista: "Convertei-vos, porque o Reino de Deus está próximo". As suas Palavras anunciam essa nova realidade e os seus gestos são sinais evidentes de que Deus começou a sua obra. Seus primeiros COLABORADORES são pescadores do lago de Genesaré, gente simples, rude, sem estudo..., mas leal, homens trabalhadores, que sabiam o que é lutar pela vida.
- E quando ouviram o apelo de Cristo, deixaram tudo e o seguiram: "Venham e sigam-me e farei de vocês pescadores de homens. Eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram". O QUE É O REINO DE DEUS? Não é fácil explicar os mistérios de Deus... Jesus compara o Reino ao tesouro e à pérola preciosa, 
diante dos quais tudo o mais perde seu valor. Compara o Reino com a semente, o grão de mostarda, o fermento. Jesus quer dizer que já está presente, mas ainda longe sua realização definitiva. É um Reino aberto a todos os homens. O Reino de Deus é: É um apelo do Senhor para os homens formarem comunhão com o Pai e entre si. É uma presença de Deus nos homens e no mundo. É um convite para ser mais, mais autêntico, mais sincero, mais de Deus... O Reino tem exigências: Conversão: É ajustar a nossa vida aos planos de Deus, é fazer com que Deus ocupe o primeiro lugar em nossa vida. É despojar-se do homem velho para se revestir do homem novo, criado segundo Deus, na justiça e na santidade. É assumir a mentalidade do Evangelho e ver o mundo, as coisas e nós mesmos com os olhos de Deus. É uma atitude contínua..., permanente... Fé: É entregar-se nas mãos de Deus ... e fazer a sua vontade.     Mais do que uma resposta intelectual é uma Resposta de vida... Humildade: O Reino só é possível aos humildes. Deus detesta os orgulhosos e ama aqueles que sabem precisar de Deus, e se põem sem interesses a serviço dos irmãos. PESCADORES DE HOMENS - CRISTO inaugurou o seu Reino e continua convidando ainda hoje... Os convidados somos eu, você, todos nós... Todos nós somos chamados a deixar tudo para seguir Jesus, anunciar a Boa nova e fazer gestos de salvação. O que nos diz o apelo de Cristo: "Farei de vós pescadores de homens"? O que significa concretamente para nós: "deixar tudo... para segui-lo"? CRISTO conta conosco..., para que nesse mundo de trevas e violência, possa brilhar uma luz, para que esse REINO possa chegar ao coração de todos os homens. Ele aguarda a resposta, o nosso SIM generoso ao seu CHAMADO. Pe. Antônio G. Dalla Costa - 26.01.2020

NOTÍCIAS DIOCESANAS
Sexta-Feira, dia 24/01 - Reunião do CAED (Conselho de Assuntos Econômicos  Diocesano).
Domingo 26/01- Domingo da Palavra de Deus (iniciativa promovida pelo Papa Francisco).
25 e 26/01 - Dom Antonino atende na paróquia de Rio Negro.
Colónia de férias na Catedral: é uma iniciativa de formação e entretenimento para crianças e adolescentes. Está sendo realizada nesta semana e na última de janeiro. 
 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.