4º Domingo
Quinta-feira | 28 de Março de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Dom Antonino
Sexta-feira | 20 de Dezembro de 2019
4º Domingo

Em nossa preparação para o Natal, a Liturgia desse 4º Domingo do Advento nos apresenta duas figuras importantes, que colaboraram com Deus, na realização do Plano de Salvação:  MARIA E JOSÉ.

Uma Virgem conceberá (Mt 1,18-24)
18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.
22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

No Evangelho, vemos a plena realização da promessa: Jesus é a “Deus-conosco” que vem ao encontro dos homens para lhes apresentar uma proposta de Salvação. Ele nascerá de MARIA, esposa de um homem bom, justo e honrado chamado JOSÉ, descendente de Davi. (Mt 1,18-24) A narrativa da situação de Maria e José não deve ser vista como uma descrição de fatos históricos, mas uma CATEQUESE sobre Jesus - Jesus vem de Deus: sua origem é divina.   Maria encontra-se grávida por obra do Espírito Santo.
- Missão de Jesus: o nome “Jesus” significa “Javé salva”.  Ele mostra que vem de Deus com uma proposta de salvação. - O seu Nascimento de uma “Virgem” afirma que Jesus é o Messias anunciado pelos profetas, enviado por Deus para restaurar o reino de Davi. - José desempenha um papel importante:  Pela sua obediência silenciosa, realizam-se os Planos de Deus.  Confiando na palavra de Deus, penetra na obscuridade do Mistério divino, e se incorpora, com plena disponibilidade, no plano salvador de Deus. - A Virgem Maria nos convida a admirar o que o Senhor operou nela e a acreditar na vitória da vida onde nós só enxergamos sinais de morte. * No Natal, Deus vem ao encontro dos homens para oferecer a Salvação. Esse encontro só será possível se tivermos o coração disponível para o acolher e para abraçar a sua proposta. + O Evangelho nos apresenta DOIS MODELOS de disponibilidade: duas pessoas que tiveram dúvidas sérias sobre o Plano de Deus, mas plenamente disponíveis na realização desse Plano. - MARIA está sempre atenta aos apelos de Deus e responde com um “sim” generoso de total disponibilidade...  Esse “sim” torna possível a presença salvadora de Deus no mundo. * Sou capaz de dizer “sim” todos os dias, de forma que, através de mim, Deus possa nascer no mundo e salvar os homens? - JOSÉ é um homem a quem Deus envolve nos seus planos misteriosos, mas que tudo aceita, numa obediência total a Deus. * Sou capaz de acolher os projetos às vezes misteriosos de Deus, com a mesma disponibilidade de José, em obediência total a Deus? + Somos convidados a preparar o Natal desse ano, com MARIA e JOSÉ... - Se, como Maria e José, acolhermos a mensagem de Deus, acreditando nela, superando o medo e a dúvida... - Se, como Maria e José, nos deixarmos engravidar pelo Espírito do Senhor, emprestando nosso ser, nosso corpo e nossa mente, nosso espírito e nosso tempo, nossa fragilidade e nossa força, para que Deus atue em nós... toda nossa vida será um NATAL PERENE, um contínuo DEUS-CONOSCO...   Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa- 22/12/2019

Agenda Diocesana: 
Sexta-feira(20/12), Cantata de Natal – 19 Horas – Rua Felinto Muller 

Missas de Natal: 
Dia 24/12 - 20 horas nas 3 paróquias
Dia 25/12 - Catedral: 07h30 / 09h ( Sta. Maria) / Catedral 19H
                 - São Francisco: 07h30 ( Silviolândia)/ 08h ( Sta. Luzia) / 09h30 ( São Sebastião) 
                 - Perpétuo Socorro: 07h e 19h30 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.