Alegrai-vos no Senhor
Quinta-feira | 28 de Março de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Dom Antonino
Sexta-feira | 13 de Dezembro de 2019
Alegrai-vos no Senhor

PALAVRA – Evangelho Mt 11,2-11
2João, ao ouvir na prisão o que Cristo estava fazendo, enviou seus discípulos para lhe perguntarem:
3”És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro?”
4Jesus respondeu: “Voltem e anunciem a João o que vocês estão ouvindo e vendo:
5os cegos veem, os aleijados andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas-novas são pregadas aos pobres; 6e feliz é aquele que não se escandaliza por minha causa”. 7Enquanto saíam os discípulos de João, Jesus começou a falar à multidão a respeito de João: “O que vocês foram ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8Ou, o que foram ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que usam roupas finas estão nos palácios reais. 9Afinal, o que foram ver? Um profeta? Sim, eu digo a vocês, e mais que profeta. 10Este é aquele a respeito de quem está escrito: “’Enviarei o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti’. 11Digo a verdade a vocês: Do meio dos nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista; todavia, o menor no Reino dos céus é maior do que ele
MENSAGEM - O mundo vive carente de alegria. Na exortação apostólica “A ALEGRIA DO EVANGELHO”, o Papa Francisco nos lembra que “a alegria do Evangelho  enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Os que se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria”. (Francisco) As Leituras bíblicas são um convite muito forte para a ALEGRIA, porque o Senhor, que esperamos, já está conosco e com ele preparamos o Advento do seu Reino. Por isso, o 3º domingo do Advento é chamado “Domingo da alegria”. A 1ª Leitura é um Hino à ALEGRIA. (Is 35,1-6a.10)
O profeta deseja despertar e fortalecer a esperança dos exilados. O povo atravessava um dos piores períodos de sua história: Jerusalém e o templo destruídos, o povo deportado na Babilônia. Mesmo assim, o profeta prevê a ALEGRIA dos tempos messiânicos: fala do deserto que vai florir, da tristeza que vai dar lugar à alegria, Ele libertará os cegos, os coxos, os mudos de suas doenças... * São SINAIS que indicam a chegada de um mundo novo, onde não haverá mais lugar para a doença, a dor e o pranto.. Na 2ª Leitura, Tiago convida à espera com PACIÊNCIA. (Tg 5,7-10) No Evangelho, Jesus mostra que o mundo novo anunciado pelo Profeta  já chegou. O texto tem 3 partes: (Mt 11,2-11)  A PERGUNTA de João Batista: João Batista estava preso... por Herodes... por reprovar o seu comportamento... No cárcere, ouve falar das obras de Cristo, tão diferente do que se esperava: Ele anunciara um juiz severo que castigaria os pecadores... Ao invés, defronta-se com alguém que se aproxima dos pecadores. Perplexo, envia a Jesus dois discípulos com uma pergunta bem concreta:    “És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar por outro”? 2. A RESPOSTA de Jesus: Jesus responde apontando seis sinais concretos de libertação, já anunciados por Isaías há muito tempo:    “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: cegos... paralíticos... leprosos... surdos... mortos... pobres evangelizados...” E acrescenta:  “Feliz quem não se escandalizar de mim...” Jesus mostra a João que as suas obras comprovam a era messiânica, mas sob a forma de atos de salvação, não de violência e castigo. 3. O TESTEMUNHO de Jesus sobre João: João Batista não é um CANIÇO que verga conforme o vento: não é um pregador oportunista que se adapta conforme a situação. Não é um CORRUPTO que vive na fortuna e no luxo... É muito mais que um PROFETA... “É o maior dos nascidos de mulher”. Mas, com surpresa, acrescenta: “No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele”. Os que já pertencem ao Reino transcendem àqueles que o precederam e prepararam. Declaração implícita da superioridade do Novo sobre o Antigo Testamento; da Igreja sobre a Sinagoga; da Lei de Cristo sobre a Lei de Moisés. A Ação libertadora de Deus deve continuar na História através de gestos concretos dos seguidores de Cristo. A resposta de Jesus a João Batista foi clara: “Ide contar a João o que estais OUVINDO e VENDO...” Pelos “sinais”, que podiam ver e ouvir, Jesus comprovava a presença salvadora e libertadora de Deus no meio dos homens. Para perpetuar no mundo a ação salvadora e libertadora de Deus, os “Sinais”, que Jesus realizava então, devem continuar acontecendo agora, através dos seus seguidores. Em nossa vida e nossas comunidades há gestos de salvação e libertação que são sinais que o Reino de Deus já chegou? Os “surdos”, fechados num mundo sem comunicação e sem diálogo, encontram em nós a Palavra viva de Deus que os desperta para a comunhão e para o amor? Os “cegos”, encerrados nas trevas do egoísmo ou da violência, Encontram em nós o desafio que Deus lhes apresenta de abrir os olhos à luz? Os “coxos”, privados de movimento e de liberdade, escondidos atrás das grades em que a sociedade os encerra, encontram em nós a Boa Nova da liberdade? Os “pobres”, sem voz nem dignidade, sentem em nós o amor de Deus? O que significa hoje recuperar a vista aos cegos, a capacidade de andar aos coxos, a audição aos surdos, a ressurreição aos mortos? A Liturgia é um convite forte à alegria: “Alegrai-vos sempre no Senhor, de novo vos digo: alegrai-vos: o Senhor está perto”. (Ant de Entrada) A Boa Nova trazida no Natal é mensagem de alegria... Gabriel na anunciação... Isabel na visitação... Maria no Magnificat... os Anjos aos pastores... A ALEGRIA é uma característica de nossas Comunidades? Somos semeadores de alegria ou motivo de dor e tristeza? Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 15.12.2019 

NOTÍCIAS DIOCESANAS
10 a 15/12 : Convivência dos Seminaristas em Coxim
Sexta-feira - dia 13/12: 
de manhã, Missa de natal no Presídio.
De noite, Procissão e Missa na São Romão (Sta. Luzia).
Missa também na Capela Sta. Luzia no Vale do Taquari.
Domingo 15/12 – Ordenação Diaconal de João Pedro e Kelson, na Catedral (09,00 hs.).
Segunda Feira, dia 16/12 - Crismas numa Fazenda de Pedro Gomes.
Terça Feira - dia 17/12 – Encerramento da Novena de Natal, na casa do Bispo.
Quinta feira - dia 19/12 – Missa de Natal e confraternização na Fazendinha.

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.