Todos os Santos
Terça-feira | 16 de Abril de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Dom Antonino
Sexta-feira | 01 de Novembro de 2019
 Todos os Santos

PALAVRA Evangelho Mateus 5:1-12
1E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; 2E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo: 3Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; 4Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; 
5Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; 8Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; 9Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; 10Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. 12Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
MENSAGEM - A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da Igreja Celebramos, como uma antecipação e em comunhão com a liturgia celeste, a vitória daqueles irmãos nossos que superaram “a grande tribulação”, e estão marcados com o selo do Deus vivo. Recordamos aqueles que vivem para sempre diante de Deus, entre os quais, se encontram nossos entes queridos que já faleceram. Nossa fé é culto à Vida, porque o nosso Deus é um Deus dos vivos e pelo Espírito nos dá a Vida em Cristo Jesus ressuscitado dentre os mortos. Por isso a festa de hoje é um convite total à alegria esperançosa, 
que nasce das profundezas da Vida, da aspiração da felicidade sem ocaso. A Fonte da santidade cristã é Deus: A santidade tem seu início, seu crescimento e consumação na graça de Deus..., no amor gratuito do Senhor, que derrama seu Espírito em nossos corações para que possamos chamá-lo “Pai”, pois nos faz seus filhos em seu Filho Jesus Cristo (LG 14,2). Portanto, a santidade não é mero produto de nosso esforço somente, nem tão pouco resultado automático da graça, mas efeito da ação de Deus. A santidade tem duas dimensões: A Santidade não é fruto do esforço humano, que procura alcançar Deus com suas forças. É ação de Deus em nós pelo dom do Espírito Santo e resposta do cristão a esse dom e presença de Deus. A Santidade cristã manifesta-se como uma participação na vida de Deus, que se realiza com os meios que a Igreja nos oferece, especialmente com os Sacramentos. A Morada dos Santos será o CÉU, que não é um lugar, mas um estado de felicidade na presença e companhia de Deus, dos anjos e dos santos. Em que consiste, supera a nossa imaginação e entendimento: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram nem o homem pode imaginar o que Deus preparou para aqueles que o ama” (1 Cor2,9). “Agora vemos como num espelho, mas depois veremos face a face” (13,12). E a ETERNIDADE não um “eterno descanso”, mas vida ativa e intensa com Deus. Quem é santo? SANTO significa que não tem nada de imperfeito, de fraco, de precário. Neste sentido, só Deus é santo. No entanto, por graça de Deus, participamos da sua Santidade e nos unimos a todos os irmãos. Essa doutrina era tão viva nos primeiros séculos, que os membros da Igreja não hesitavam em chamar-se: “Santos” e a própria Igreja era chamada de “Comunhão dos Santos”. O que é a Comunhão dos Santos? “Essa expressão indica em primeiro lugar a comum participação de todos os membros da Igreja nas COISAS SANTAS: a fé, os Sacramentos, os Carismas e outros dons espirituais”. (CCIC 194) “Designa também a comunhão entre as PESSOAS SANTAS, ou seja, entre as que pela graça estão unidas a Cristo morto e ressuscitado. Alguns são peregrinos na terra; outros, tendo deixado essa vida, estão se purificando ajudados também pelas nossas orações; outros enfim já gozam da glória de Deus e intercedem por nós. Todos juntos formamos em Cristo uma só família, a Igreja, para a glória da Trindade.” (CCIC 195) Quem são os santos? Não são apenas aqueles que estão nos altares, declarados santos pela Igreja. Não são apenas pessoas privilegiadas do passado, que já nasceram santas... São todas aquelas pessoas que vivem unidas a Deus, construindo o bem. São pessoas normais, que no passado e no presente dão testemunho de fidelidade a Cristo.  As Leituras de hoje revelam o projeto de Deus a respeito do homem: quer torná-lo participante da sua Santidade. A 1ª Leitura afirma que uma grande multidão de pessoas, de todos os povos, são os santos que participam da glória celeste, junto de Deus. (Ap 7,2-4.9-14). O texto fala de 144 mil eleitos. O Número é simbólico e indica a totalidade da comunidade cristã. (12x12x mil:12 tribos do AT + 12 apóstolos do NT + mil) A 2ª leitura recorda que a Vida divina, que se manifestará no final da vida, já está presente em nós desde agora. (1Jo 3,1-3) No Evangelho, Jesus apresenta uma proposta de Santidade, resumida nas BEM-AVENTURANÇAS: (Mt 5,1-12). O melhor CAMINHO para a Santidade é a vivência das Bem aventuranças. A Festa de Todos os Santos pretende homenagear todos, conhecidos ou não, e apresentar o ideal da santidade como possível hoje e desejado por Deus. “Todos os fiéis são chamados à Santidade cristã. Ela é a plenitude da vida cristã e perfeição da caridade, realiza-se na união íntima ao Cristo e, nele, com a Santíssima Trindade”. (CCIC 428). Portanto, SANTOS podemos e devemos ser também nós...  Acolhamos o apelo de Deus à Santidade... e que os Santos sejam modelos e intercessores nossos, nessa caminhada. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 03.11.2019

NOTÍCIAS DIOCESANAS
02 de novembro – Dia de Finados.
Missas: 07,30 – no Cemitério Central.
06,00 – no Cemitério da Vila Bela.
07,00 – no Cemitério da Silviolândia.
09,00 - no Horto da Paz.
03 e 04 de novembro – Dom Antonino administra as crismas na Paróquia São Gabriel.

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.