O poder da Oração
Quinta-feira | 18 de Abril de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Dom Antonino
Sexta-feira | 18 de Outubro de 2019
O poder da Oração

PALAVRA –Evangelho Lucas 18:1-8 - 1Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. 2Ele disse: “Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava com os homens. 3E havia naquela cidade uma viúva que se dirigia continuamente a ele, suplicando-lhe: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário’. 4”Por algum tempo ele se recusou. Mas finalmente disse a si mesmo: ‘Embora eu não tema a Deus e nem me importe com os homens, 5esta viúva está me aborrecendo; vou fazer-lhe justiça para que ela não venha me importunar’ “. 6E o Senhor continuou: “Ouçam o que diz o juiz injusto. 7Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar? 8Eu lhes digo: ele lhes fará justiça, e depressa. Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?” 
MENSAGEM - A Liturgia nos convida a manter com Deus uma ORAÇÃO PERSEVERANTE. Só assim será possível aceitar os projetos de Deus, compreender os seus silêncios, respeitar os seus ritmos e acreditar no seu amor. Na 1a Leitura, MOISÉS não desiste de rezar. (Ex 17,9-13a) O Povo de Deus está a caminho da Terra Prometida... Josué organiza seus homens para lutar contra os inimigos com as armas. Moisés, no alto da colina, de “mãos erguidas”, faz uso da arma da Oração. Duas pessoas sustentam os braços cansados de Moisés. A vitória foi alcançada muito mais pelo auxílio de Deus, do que pelo valor dos combatentes. Nas duras batalhas da vida, devemos contar com a ajuda e a força de Deus. Devemos manter, como Moisés, as “Mãos sempre erguidas” em oração, sem nos deixar vencer pelo cansaço. Na 2a Leitura, PAULO indica uma fonte preciosa que alimenta a Oração: A Sagrada Escritura: “Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça..., Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, preparado para toda a boa obra”. (2Tm 3,14-4,2) A Bíblia é o fundamento da fé e o vigor das comunidades. A Instrução bíblica constitui o equipamento vital do homem de Deus, aos ministros da Palavra, uma preparação conveniente, para que ela se torne atraente e chegue ao coração dos ouvintes. O Documento de Aparecida afirma: “Uma maneira privilegiada de ler a Bíblia é a LEITURA ORANTE DA BÍBLIA... Bem praticada, conduz ao encontro com Jesus-Mestre, ao conhecimento do mistério de Jesus-Messias, à comunhão com Jesus-Filho de Deus e ao testemunho de Jesus-Senhor do universo”. (DA 249) No Evangelho, a VIÚVA não desiste de implorar. (Lc 18,1-8) “Para mostrar a necessidade de REZAR SEMPRE, e nunca desistir”: Jesus contou aos discípulos uma PARÁBOLA: Uma viúva injustiçada pede justiça... mas o juiz não lhe dá ouvidos... Ela tanto insiste, que o juiz acaba atendendo. A insistência da viúva vence a indiferença do juiz iníquo. Se até um homem mau cede diante de um pedido incessante, quanto mais Deus, que é justo e santo, nos atenderá e salvará... A Oração deve ser um Diálogo insistente e contínuo... Deus está sempre atento aos nossos pedidos, mesmo quando “parece” insensível aos nossos apelos, aos nossos clamores por justiça. Geralmente temos pressa... Ele sabe a hora e o momento para cada coisa. A nós resta moderar a impaciência e confiar totalmente nele. “REZAR SEMPRE”... Significa nunca interromper o DIÁLOGO com Deus, mesmo no aparente silêncio de Deus. “É a presença silenciosa de Deus na base do nosso pensamento, da nossa reflexão e do nosso ser, que impregna toda a nossa consciência”. (Bento XVI) Nesse diálogo, Deus transforma os nossos corações e aprendemos a nos entregar nas mãos de Deus e confiar nele. Se interrompermos esse contado, se deixarmos “cair os braços”, logo fracassaremos. A Oração não é uma fórmula mágica para levar Deus a fazer nossa vontade ou até nossos caprichos. Não é um simples ato de piedade, ou expressão do sentimento; mas antes um ato de fé e de amor, que nos abre ao DIÁLOGO COM DEUS. Rezar é CONVERSAR com Deus: Falar e Escutar... As Orações não precisam de palavras complicadas.  Existem orações escritas que rezamos, mas também as orações que são feitas quando queremos conversar com Deus do nosso jeito. Deus é o nosso melhor amigo e gosta de nos ouvir. Rezar é fazer SILÊNCIO profundo para ouvir Deus, acolher a sua Palavra e assim nos dispor a fazer a sua vontade... Rezar é uma RESPOSTA vivencial e verbal, que poderá assumir várias FORMAS: Ação de graças... Contemplação... Profissão de fé... Declaração de entrega... Pedido... UM DESAFIO: (convite): Nesta semana: encontrar todos os dias um tempo sagrado para uma Oração (conversa) pessoal com Deus... A Oração perseverante ajudará a ser “Discípulos-Missionários” Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo: É o título da mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões: “A Igreja está em missão no mundo: a FÉ em Jesus Cristo dá-nos a justa dimensão de todas as coisas, fazendo-nos ver o mundo com os olhos e o coração de Deus; a ESPERANÇA abre-nos aos horizontes eternos da vida divina, de que verdadeiramente participamos; a CARIDADE, que antegozamos nos sacramentos e no amor fraterno, impele-nos até aos confins da terra”. (Papa Francisco) Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa.

NOTÍCIAS DIOCESANAS
Semana Missionária: 
18/10 - Sexta Feira - Figueirão. 
19/10 Sábado - Alcinópolis. 
20/10 Domingo -  21/10 Segunda Feira  - 22/10 Terça Feira 
Visita Missionária às três paróquias de Coxim. 
24/10 – Quarta Feira - Sonora. 
25/10 e 26/10 (Quinta e sexta) São Gabriel. 
26/10 (Sábado) 27/10 (domingo) Costa Rica.

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.