Ampla Visão
Sexta-feira | 19 de Abril de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Ampla Visão
Terça-feira | 06 de Agosto de 2019
Ampla Visão

SEM MEDO! Para o deputado federal Loester Trutis ( PSL ) é preciso acabar com o monopólio da fabricação de armas no Brasil com preço caro e qualidade baixa. Enquanto uma arma americana consegue detonar 4.000 tiros sem falhas, ao custo de R$2.200,00; a nossa similar detona só 800 tiros custando R$4.700,00. Uma covardia: nossos policiais com suas armas enfrentando bandidos com armamento importado de última geração. Aos prefeitos e vereadores o seu recado: “há dinheiro nos ministérios, mas só é liberado com projetos. Apenas pedir não basta. Façam projetos” – arrematou.

DECORO A quebra dele em cargos públicos é motivo de discussões Decoro é definida com a simplicidade de uma expressão com significado impar – dignidade no exercício do cargo. A propósito: Fernando Collor (PRN) e Dilma Roussef (PT) não perderam a Presidência da República por falta de decoro, mas sim pelo crime de atos ilegais e de responsabilidade. Outros Chefes da Nação atravessaram o sinal nas suas funções, mas o comportamento público deles respeitava as regras sociais do decoro compatíveis ao cargo. Já o presidente Bolsonaro (PSL) exagera, mas não perderia o cargo pelo peso da bancada que o apoia politicamente. Mas é bom não abusar.

CAPITÃO CONTAR O deputado do PSL confessa-me que o viés ideológico e a postura moral são levados em conta na hora de convidar ou aceitar uma filiação em sua agremiação partidária. Contar lembra que jamais a sigla deva ser de aluguel como tem sido habitual com outros partidos por aí. Nestes dias de recesso parlamentar ele visitou Dourados, Três Lagoas, Naviraí e várias cidades do Cone Sul, mantendo contatos para formatar diretórios realmente comprometidos com o projeto do PSL. Sobre eventual candidatura sua a prefeito da capital arrematou: “Estou focando no mandato para o quall fui eleito. É cedo demais para especular. Isso só atrapalha e divide o grupo”.

‘INTERROGAÇÃO’ A corrupção é avassaladora, penetra nas veias da moral e da honra das pessoas como um veneno doce, prazeroso. Esse o introito de uma pergunta bem simples: como os caminhões lotados de cigarros e ‘bagulhos’ - conseguem sair do Paraguai e ir até à Paraíba, atravessando esse Brasil sem serem autuados na fiscalização da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Rodoviária de vários Estados? Ora! Para descobrir como o esquema funciona basta percorrer o itinerário da carga e aferir quais os policiais estavam de plantão nas respectivas datas e horários. Uma varredura nos celulares dos motoristas levaria facilmente aos cabeças das quadrilhas. É a dica.

TABATA AMARAL: “... A combinação de presidencialismo e federalismo, como ocorre no país, faorece as chamadas indisciplinas partidárias. Busca-se reforçar o poder da liderança partidária punindo dissidentes pela máxima de que os partidos não podem passar sinais de fraqueza. Será preciso uma reforma muito profunda do nosso sistema político para produzir os incentivos necessários para “disciplinar” as siglas. Enquanto existir o presidencialismo, o multipartidarismo e a federação, as lideranças partidárias precisarão ouvir e negociar com suas bases, dissidentes ou não...” . ( A autora é deputada federal pelo PDT-SP)

OPINIÃO do deputado Fabio Trad (PSL): “...O Brasil vive um momento político simplificador e reducionista. Sugiro que tenhamos mais temperança porque a vida não tem a exatidão previsível da matemática. Na política, o dualismo nos levará à exclusão de alternativas pela falência do pensamento. Racionalizemos-nos!... (...) Volto a repetir: o debate político do Brasil está doente pela polarização que inibe a reflexão e esteriliza o terreno argumentativo...”

PARA REFLETIR “Levar os outros a sentir inveja é coisa que as crianças começam a praticar em tenra idade. O celular top de linha, a viagem a Disney, o carro novo do pai. Crianças pobres são humanas como as crianças ricas. Põem-se a praticar o mesmo pecado que as crianças ricas quando exibem suas riquezas. Só que elas não tem celular, a maior viagem que fizeram foi de um bairro a outro, e o carro novo do pai é o mesmo carrinho de catar papel que tinha quebrado e o pai consertou. Mas a pobre criança não podia se dar por vencida. Ela tinha uma coisa que o menino rico jamais teria.Meu pai consegue ficar três dias sem comer e o teu não consegue.” (Nelson Padrella)

PONTO FINAL Como sempre nas cidades do interior as eleições já começam a a fomentar hipóteses e especular nomes de um e de outro. Conversei sobre essa ‘febre’ com o deputado Gerson Claro (PP) que – garantiu sua eleição nas bases interioranas. O parlamentar reconhece; seu nome é ventilado como uma das lideranças fortes de Sidrolândia para concorrer ao Executivo Municipal, mas decidiu colocando um ponto final nestas conversas. Diz que precisa retribuir os votos obtidos também em outras cidades e que tem compromisso político de permanecer os 4 anos na Assembleia Legislativa. Gerson ressalta: “sou novo, nada de queimar etapas”...

‘DO LEITOR: “ Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo a tua loucura há de zombar de nós? A que extremos se há de precipitar a tua desenfreada audácia? Nem a guarda do Palatino, nem a ronda noturna da cidade, nem o temor do povo, nem a afluência de todos os homens de bem, neste este local tão bem protegido para a reunião do Senado, nem a expressão do voto destas pessoas, nada disto conseguiu pertubar te? Não te dás conta que os teus planos foram descobertos? Não vês que a tua conspiração a tem já dominada todos estes que a conhecem? Quem, dentre nós, pensa tu que ignoras o que fizestes na noite passada e na precedente, onde estiveste, com quem te encontra-se, que decisão tomaste? Oh tempos, oh costumes”.Catilinárias, Marcus Tullius Cícero – 63 – a C).

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.