A MISSÃO - PALAVRA - Lc 10,1-12.17-20 
Terça-feira | 16 de Abril de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Dom Antonino
Sexta-feira | 05 de Julho de 2019
A MISSÃO - PALAVRA - Lc 10,1-12.17-20 

Naquele tempo: 1O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: ‘A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: `A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo:’O Reino de Deus está próximo de vós.’ 10Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: 11Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo! 12Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade. 17Os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: ‘Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome.’ 18Jesus respondeu: ‘Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu.’ Palavra da Salvação Glória a Vós, Senhor
MENSAGEM - Na realização de seus planos, Deus sempre escolhe e envia pessoas em MISSÃO. As Leituras falam de TRÊS ENVIOS: um profeta anônimo, Paulo e os 72 discípulos.
No Evangelho Jesus envia os 72 discípulos. (Lc 10,1-12.17-20) É uma catequese sobre a MISSÃO DA IGREJA. O texto tem duas partes: O Envio para a Missão e a Volta da Missão.
1. A MISSÃO: Destinatários: São todos os povos e raças. Ninguém é excluído... O Número 72 é simbólico: 72 eram todos os povos conhecidos então. Objetivo: “Ir à frente de Jesus, preparando a sua chegada...” A tarefa dos discípulos não é pregar a sua própria mensagem, mas preparar o caminho de Jesus e dar testemunho dele. É ir à frente, como João Batista, para revelar e apontar aquele Jesus, que embora presente no meio dos homens, ainda não é conhecido por eles... Método: “Enviou-os dois a dois”. O anúncio do evangelho é uma tarefa comunitária, que não é feita por iniciativa pessoal, mas em comunhão com os irmãos. Muitas pastorais ainda hoje não progridem... Por que será? Não estará faltando espírito de equipe... de comunidade? Qualidades necessárias em seus missionários: Pessoas que rezam: “Rogai... a messe é grande...” A Oração é a fonte da Missão... Pessoas que anunciam o Reino numa sociedade hostil: “Estou enviando vocês, como cordeiros em meio a lobos...” Pessoas pobres, desprendidas... sem grandes “equipamentos”... “Não levem bolsa, nem sacola, sandália...” O anúncio do Reino não depende do poder dos “instrumentos” utilizados... Pessoas simples que participam da vida do Povo... e confiam na hospitalidade : “Comei e bebei o que oferecerem”... Pessoas que têm uma grande confiança no Pai..., mesmo quando os frutos não são visíveis. Conteúdo da Mensagem: Anúncio do “REINO” desejado por Deus: “O Reino está próximo de vós.” Anúncio de PAZ: “Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro, a Paz...” Gestos concretos de LIBERTAÇÃO, que completem o anúncio e mostrem a presença do Reino. Quando entrardes numa cidade...,curai os doentes e dizei que o Reino de Deus está próximo...”. O Missionário deve mostrar nos gestos, o que ele anuncia em palavras. Um Alerta: “A quem não vos receber, sacudi o pó de vossas sandálias...” Deus respeita a liberdade de aceitar ou não... mas quem não o aceita, torna-se responsável pela sua recusa... 2. A VOLTA DA MISSÃO: Os Discípulos voltam alegres contando as realizações. Jesus escuta com interesse... Quanta alegria em refletir e celebrar juntos as pequenas e grandes conquistas de cada um... Como é importante encontrar alguém que nos escute... Mas Jesus também adverte: não devem se envaidecer com o sucesso... “Alegrem-se antes porque seus nomes estão escritos nos céu...” Jesus não está preocupado com a “Pastoral de resultados”. A qualidade dos missionários não se mede pelas estatísticas, nem mesmo pelas igrejas cheias... Para Jesus crucificado, abandonado pelos discípulos, porque foi fiel até a morte, a própria Cruz foi um grande momento de glória. Conclusão: Uma Oração: “Pai, eu te louvo, porque ocultaste estas coisas aos sábios e as revelastes aos pequeninos... ‘SIM, PAI,’ porque assim foi do teu agrado.” Quem são os 72 Discípulos, hoje? A Igreja, na conferência de Aparecida, nos envia como “Discípulos e Missionários de Cristo”, para a “GRANDE MISSÃO CONTINENTAL”, a fim de impulsionar a busca dos católicos afastados ou dos que pouco conhecem Jesus Cristo, para formar um continente de Vida, de Amor e de Paz. É importante não esquecer as instruções deixadas por Jesus aos 72. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa.
 

NOTÍCIAS DIOCESANAS
Sábado, 06 de julho – Crismas na Capela São Pedro (Coxim).
Domingo, 07 de julho – Dom Antonino celebra em Sonora.
Segunda Feira, 08 julho - Entrega da Bíblia à nova comunidade neocatecumenal, em São Gabriel.
Sábado - 12 de julho – Início da Novena do Divino, na Catedral.

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.